O Lille, adversário do FC Porto no «play-off» da Champions, foi o terceiro classificado da Ligue 1 francesa da época 13/14.

Fundado em 1944, joga no Estádio Pierre Mauroy, com capacidade para 50.186 espetadores.

Presidido por Michel Seydoux, o Lille soma 15 títulos oficiais: Taça Intertoto 2004, três títulos nacionais franceses (1946, 1954 e 2011), seis taças francesas (a última delas em 2000) e cinco títulos da segunda divisão francesa.

René Girard é o técnico, desde junho de 2013, depois de ter sido campeão francês, em 11/12, pelo Montpellier. Antes, trabalhou como técnico das camadas jovens francesas. 

Até defrontar o FC Porto no jogo da primeira mão, dia 19, em França, o Lille recebe o Metz, dia 9, e vai a Caen, dia 15, nas duas primeiras jornadas do campeonato francês.

O internacional belga Origi, avançado móvel, que também pode jogar a médio-ofensivo, de origem queniana dos quadros do Liverpool, que se destacou no Mundial, sobretudo no jogo dos oitavos de final com os EUA, é nome forte do clube. Firmou-se como jogador no Lille, transferiu-se para os «reds», mas foi cedido de novo ao Lille, sendo assim uma espécie de «reforço» que já era da casa. 

Outro é, obviamente, Rony Lopes, cedido pelo Manchester City e apontado, como dá para ver neste vídeo, um dos «miúdos maravilha» dos «citizens». Rony Lopes foi um dos principais jogadores de Portugal no europeu de sub-19, em campanha na Hungria que só parou na final com a Alemanha.   

Com a entrada de Rony Lopes e o «regresso» de Origi, o Lille parece apostar forte numa possível chegada à fase de grupos da Champions, depois de um bom desempenho na liga francesa da época passada. 

O marfinense Salomon Kalou, que chegou a ser elemento influente no Chelsea, é, aos 29 anos, um dos jogadores mais cotados da formação francesa, a par do guarda-redes internacional nigeriano Enyeama, os centrais Rozehnal (checo) e Kjaer (dinamarquês) e ainda Mavuba, médio francês. 

O duelo com o FC Porto será inédito, mas Benfica e Sporting têm-se dado bem com o adversário dos portistas a 20 (em França) e 26 (no Dragão). 

Só por uma vez, em 2006/2007, o Lille passou da fase de grupos da Champions, tendo caído nos oitavos de final. 

Até chegar a este play-off, o Lille eliminou, na terceira pré-eliminatória, o Grasshoppers da Suíça: venceu fora 0-2, empatou em casa sem golos.


Plantel do Lille