O Chelsea somou a segunda vitória seguida na Premier League em Newcastle, por 0-3, neste sábado, no arranque da 14ª jornada da Premier League, sem os portugueses Raul Meireles e Bosingwa no onze, e subiu provisoriamente ao terceiro lugar.

Drogba (38), Kalou (89) e Sturridge (90) assinaram os golos frente à equipa sensação do campeonato, num resultado final que não faz justiça à excelente exibição do Newcastle, mas que empurra os «blues» para o pódio, com 28 pontos, a dois do United e sete do City. O líder de Manchester é, precisamente, o próximo adversário do Chelsea na prova, encontro da 15ª ronda que se seguirá à decisiva jornada europeia com o Valencia.

Logo aos quatro minutos, David Luiz escapou por pouco ao cartão vermelho, depois de derrubar o francês Demba Ba, que lhe ganhou na corrida e ficava isolada na cara de Petr Cech. O central brasileiro viu apenas amarelo, para contestação do Newcastle.

Apesar do maior domínio do Newcastle nos minutos iniciais, foi o Chelsea quem teve a primeira grande oportunidade para passar para a frente, depois de um penalty de Cabaye sobre Sturridge, aos 13. Lampard foi chamado à conversão e permitiu a defesa do holandês Tim Krul, que desviou a bola contra o poste esquerdo da sua baliza.

No Chelsea «só dava» Sturridge e Mata e foi, precisamente, esta dupla que falharia nos minutos seguintes nova oportunidade. O espanhol desmarcou o inglês na direita, que atirou ao poste esquerdo. Seguiu-se mais uma boa defesa de Krul a remate de Sturridge.

De uma baliza para a outra, chegou a vez de Cech brilhar, com uma grande defesa a remate de Demba Ba, aos 24 minutos. O avançado francês revelava-se uma autêntica dor de cabeça para a defesa dos «blues», sobretudo para David Luiz. Aos 34, um remate de Demba Ba quase traiu Cech, já que Terry aliviou a bola contra o brasileiro.

Finalmente, aos 38 minutos, Drogba, de cabeça, põe um ponto final no nulo, após uma fantástica assistência de Mata.

No início da segunda parte, aos 55 minutos, o avançado marfinense quase marcou na própria baliza e, na jogada seguinte, Ramires desperdiçou uma oferta de Sturridge.

Terry, sobre a linha de golo, negou o empate a Sammy Ameobi, aos 73 minutos, enquanto o irmão do nigeriano, Shola acertou no poste a dez minutos do fim.

Só nos últimos minutos o Chelsea garantiu a vitória. Kalou, aos 89, assistido por Torres, atirou para o fundo da baliza de Krul. Já nos descontos, Sturridge bateu, finalmente, o guarda-redes holandês.

Raul Meireles entrou aos 60 minutos para o lugar de Lampard, enquanto Bosingwa não saiu do banco.

Villas-Boas fez oito alterações na equipa que foi eliminada da Taça da Liga pelo Liverpool, em Stamford Bridge, na terça-feira passada, com destaque, ainda, para o regresso do capitão John Terry, após cumprir castigo. Alex e Anelka nem no banco se sentam.

Já o Newcastle de Alan Pardew fez apenas uma mudança no onze que empatou com o Manchester United, com a entrada de Lovenkrands para o lugar do castigado Jonas Gutierrez.

Equipa do Chelsea:

Cech; Ivanovic, David Luiz, John Terry e Ashley Cole; Ramires, Oriol Romeu e Lampard; Sturridge, Drogba e Mata.

Suplentes: Turnbull, Torres, Malouda, Meireles, Bosingwa, Kalou e Bertrand.