O ciclista cazaque Alexander Vinokourov, quinto classificado na Volta a França e vencedor da última etapa, domingo passado, assinou um contrato de três anos com a equipa espanhola da Liberty Seguros.
Em entrevista ao jornal francês L¿Équipe, Vinokourov revelou que pretende vencer o Tour e que a equipa de Manolo Sainz é a que melhores condições lhe oferece: «Quero ganhar o Tour nos próximos dois anos. É a equipa que tem mais argumentos, a mais organizada e experiente», explicou.
Desde que revelou a sua intenção de deixar a equipa T-Mobile, onde a rivalidade com o chefe de fila Jan Ullrich travava as suas ambições, Vinokourov tornou-se alvo da cobiça de várias equipas, nomeadamente as equipas francesas AG2R e Crédit Agricole.
«O meu coração balançava pela equipa do Vincent Lavenu [AG2R], mas o que ele me propunha para o Tour não era o suficiente», explicou o ciclista de 31 anos, que se iniciou na Volta à França com as cores de equipa Casino, então dirigida pelo actual patrão da AG2R.
O campeão do Cazaquistão ainda explicou que Manolo Sainz lhe deu toda a confiança para ser chefe de fila na equipa onde alinha o português Sérgio Paulinho, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.