[artigo atualizado]

Na ascensão ao implacável Izoard, Chris Froome deu uma lição de superioridade e controlou toda a concorrência, ensaiando pelo meio um ataque senhorial. O homem da Sky perdeu quatro segundos para Romain Bardet (terceiro e, por isso, com tempo bonificado), mas manteve o francês da Ag2R e Rigoberto Uran (Cannondale) a uma distância controlada na geral.

O contra-relógio de Marselha, agendado para sábado, ditará as derradeiras sentenças. Froome segue agora com 23 segundos de vantagem sobre Bardet e 29 sobre Uran.

Não, não nos esquecemos do vencedor da etapa. Warren Barguil (Sunweb), o homem da camisola às bolinhas vermelhas, bisou neste Tour e chegou à meta 20 segundos antes do grupo onde seguiam todos os favoritos.

Todos não, perdão. Fabio Aru (Astana) quebrou completamente na derradeira dificuldade (13º), perdeu o comboio dos grandes e caiu para o quinto lugar na geral, atrás também do fiel Mikel Landa, o homem que segue - e, por vezes, precede - Froome para todo o lado.

Contas feitas, forças reagrupadas, três candidatos restam ao topo do pódio nos Campos Elísios, domingo: Froome, Bardet e Uran, com Landa e Aru a fecharam o top5.

De Nairo Quintana e Alberto Contador, as notícias do costume neste Tour2017: não têm forças para andar com os melhores.

Classificação da 18ª etapa:

1. Warren Barguil (Sunweb), 4h40m33
2. Jhon Darwin Atapuma (UAE), a 20s
3. Romain Bardet (Ag2R), m.t.
4. Chris Froome (Sky), m.t.
5. Rigoberto Uran (Cannondale), a 22s
6. Mikel Landa (Sky), a 32s
7. Louis Meintjes (UAE), a 37s
8. Daniel Martin (Quick Step), a 39s
9. Simon Yates (Orica), a 59s
10. Alberto Contador (Trek), a 1m09