O australiano Caleb Ewan, da Lotto Soudal, venceu esta terça-feira a primeira etapa da Volta à Arábia Saudita, enquanto o português Rui Costa, da UAE Emirates, ficou no quarto posto da geral, após beneficiar de uma bonificação.
Ewan cumpriu os 198 quilómetros com partida e chegada no Winter Park, em Al Ula, em 4:41.52 horas e bateu ao sprint o estónio Martin Laas (BORA-hansgrohe), segundo classificado, seguido do colombiano Fernando Gaviria, colega de equipa de Rui Costa.
A secção em gravilha deixou algumas mazelas em alguns candidatos à geral final, como é o caso do italiano Andrea Bagioli (QuickStep-Alpha Vinyl), que já perdeu mais de 19 minutos.
Rui Costa aproveitou a bonificação de três segundos, ao pontuar para «ciclista mais ativo» e subir ao quarto posto da geral, apesar de ter cortado a meta em 33.º, com o mesmo tempo do vencedor.
O ciclista luso está a sete segundos do líder Caleb Ewan, com Martin Laas em segundo, a quatro do australiano e Fernando Gaviria a seis.
Na quarta-feira, decorre a segunda de cinco etapas, que inicia na Universidade Taibah e termina com uma rampa de subida até Abu Rakah, após 163,9 quilómetros.