O ciclista português João Almeida subiu 12 lugares na classificação geral do Paris-Nice e é agora 36.º, após o 22.º lugar alcançado no contrarrelógio da quarta etapa, ganha por Wout van Aert esta quarta-feira.

O belga, vice-campeão do mundo da especialidade, foi o mais rápido e assumiu a liderança da geral, numa etapa com pódio 100 por cento Jumbo-Visma.

Van Aert ainda não ficou fora do pódio em qualquer etapa e concluiu os 13,4 quilómetros entre Domérat e Montluçon em 16 minutos e 20 segundos. No segundo lugar ficou o esloveno Primoz Roglic, o campeão olímpico em Tóquio2020, a dois segundos, com o australiano Rohan Dennis, antigo campeão mundial, no terceiro posto.

Na geral, Van Aert é o novo camisola amarela, seguido de Roglic a dez segundos, e do antigo líder, o francês Christophe Laporte, que é agora terceiro a 28 segundos.

O português João Almeida, que ficou a 47 segundos de Wout van Aert, passou de 48.º para 36.º na geral e está a três minutos e 18 segundos do líder

A alta montanha desafia o pelotão na quinta etapa desta prova WorldTour, na quinta-feira, ligando Saint-Just-Saint-Rambert a Saint-Sauver-de-Montagur em 188,8 quilómetros, com três subidas de montanha de primeira categoria.

A chegada vitoriosa de Wout van Aert: