Está provado cientificamente: o futebol é o desporto mais imprevisível e emocionante do Mundo. A conclusão é de cientistas norte-americanos, que estudaram 300 mil jogos e resultados para chegar a este veredicto. Também descobriram uma «nuance», dentro dos dados que analisaram, numa abordagem que apenas teve em conta desportos norte-americanos, por comparação com o campeonato inglês de futebol: o basebol está a ganhar terreno.
A equipa do Laboratório Nacional de Los Alamos tomou como critério precisamente a imprevisibilidade dos resultados. «Se não há surpresas, então cada jogo é previsível e portanto aborrecido», explica Eli Bem-Naim, um dos envolvidos no estudo, à revista New Scientist.
Definido o critério, passaram ao método, com um ângulo muito norte-americano. Analisaram jogos dos campeonatos dos Estados Unidos de hóquei, futebol americano, basquetebol e basebol, mais os do campeonato inglês de futebol, ao longo de um século. E no fim das contas, a conclusão: ganhou o futebol.
Mas os cientistas em causa descobriram uma tendência: o basebol supera o futebol, se se contarem apenas os dados dos últimos dez anos, o que sugere que o futebol, pelo menos o inglês, tem vindo a tornar-se mais previsível.