É, sem dúvida, uma das figura da Liga. Cláudio Pitbull tem feito uma época muito para além das expectativas, tal como o V. Setúbal, ao qual está emprestado pelo F.C. Porto. A forma do brasileiro surpreende por aquilo que se viu dele no passado, quando actuou pelos azuis e brancos, na época 2004/05, em que não deixou marca. No entanto, até o presidente do campeão nacional admitiu que Pitbull pode, agora, voltar ao Dragão.
«Vindo de Pinto da Costa, que é uma pessoa pela qual tenho carinho e respeito, e que já mostrou grande carácter, obviamente fico feliz», disse o brasileiro, ao Maisfutebol, declarando estar à altura desse desafio: «Tenho mostrado valor para jogar no F.C. Porto. Não tinha revelado todo o meu potencial em Portugal, mas esta época está a correr bem e acho que estou a mostrar capacidades.»
Pitbull explica o que correu mal no F.C. Porto
Sporting e F.C. Porto diferentes

Sempre que pode, ou seja, quando há folgas, Cláudio Pitbull regressa à Invicta. Janeiro podia ter servido para uma mudança definitiva, até pela ida de Tarik Sektioui para o CAN. Não se proporcionou e, por enquanto, o brasileiro nem quer falar sobre um eventual retorno aos azuis e brancos. «Tenho amigos no F.C. Porto, mas prefiro nem brincar sobre voltar ao clube», admitiu o avançado.

A explicação é simples, Pitbull quer recompensar a aposta dos sadinos e respeitar o plantel azul e branco: «O meu objectivo, quando voltei, era fazer uma época inteira. Tento fazer o meu trabalho para retribuir o que fizeram por mim. Os jogadores do F.C. Porto têm muita qualidade. Sempre disse que queria voltar, mas não houve nenhum contacto, nem em Janeiro, nem agora.»
Por fim, Pitbull revela um desejo que tem desde que deixou o Grémio Porto Alegre, e que não desapareceu com as passagens por Al-Ittihad, Santos, Fluminense e Académica: «Se me ligassem amanhã, a dizer que ia para o F.C. Porto, ficava muito feliz. Quando assinamos por cinco épocas, queremos sempre ser campeões. Não é à toa que tenho uma moradia no Porto.»