O Governo espanhol revelou que a dívida global dos clubes de futebol ao Fisco ascende aos 663 milhões de euros, mas os números correspondem apenas aos clubes com Sociedades Anónimas Desportivas (SAD). Ou seja, ficam de fora da lista nada menos que o Real Madrid e o Barcelona, mais Athletic Bilbao e Osasuna.
O governo não apresentou os dados destes clubes, argumentando que ao fazê-lo estaria a infringir a lei. «Dado o número reduzido de clubes que não têm Sociedade Anónima Desportiva, podia-se violar o sigilo imposto por lei, ao disponibilizar a identificação indireta da dívida de algum clube em concreto», explicou o governo.
Dos dados revelados, cerca de 500 milhões correspondem a clubes da primeira divisão espanhola. E a estes números haverá que juntar dívidas à Segurança Social, que segundo dados da oposição ascendem a 16,6 milhões de euros.
Em relação aos outros desportos federados ¿ basquetebol, ténis, andebol, ténis ¿ foram revelados os dados da dívida relativamente a todos os clubes (com e sem SAD), que é de cerca de 30 milhões de euros.