A frase é de José Mourinho, que colocou uma pergunta em resposta a outra. Em entrevista exclusiva à TVI, o treinador falou do avançado que marcou os dois golos que valeram ao Inter a conquista da Liga dos Campeões.

Eis Mourinho sobre Milito: «Como é que um jogador que vem do Génova, como Milito, faz uma época excepcional? Eu faço a pergunta ao contrário. Como é que este jogador esteve no Génova e no Saragoça até aos 30 anos? Essa é a grande questão, porque este rapaz devia estar a jogar num clube grande há muito mais tempo. Ainda está a tempo de fazer o que fez, de ir ao Mundial, de nos próximos dois ou três anos jogar ao mais alto nível. Mas eu faço a pergunta ao contrário. Como é que nós treinadores dos clubes grandes da Europa estivemos cegos e deixámos este jogador jogar no Saragoça e no Génova?»

O técnico explicou ainda por que razão acha o futebol da Liga dos Campeões melhor que o do Mundial. «Na Champions, as equipas constroem-se durante anos e no Mundial constroem-se em 15 ou 20 dias de trabalho, mais os jogos de qualificação, que muitas vezes não têm expressão competitiva nenhuma, contra equipas bastante fracas», analisou.

«O trabalho do treinador de clube é mais facilitado que o de treinador de selecção, acho que temos a obrigação de a qualidade do jogo das equipas ser melhor nos clubes que nas selecções e creio que é uma obrigação lógica nossa e uma limitação dos treinadores de selecção», completou.