A comissão disciplinar da COMNEBOL informou, neste sábado, que o processo disciplinar instaurado a Gonzalo Jara será decidido antes da meia-final entre o Chile, equipa do defesa, e o Peru, agendada para segunda-feira.

Recorde-se que Jara esteve envolvido no lance que ditou a expulsão do uruguaio Edison Cavani, nos quartos de final. A federação «celeste» apresentou queixa do defesa, por este ter provocado o adversário colocando-lhe o dedo no traseiro. 

Depois disto também a federação chilena decidiu apresentar queixa de vários elementos da comitiva uruguaia, mas neste caso a comissão disciplinar só vai pronunciar-se após a prova, tendo em conta que a equipa visada já foi eliminada.

Ainda assim a COMNEBOL esclareceu, uma vez mais, que os castigos que fiquem pendentes para além da Copa América são para cumprir na fase de apuramento para o Mundial2018. Isso mesmo já tinha sido explicado por causa do castigo de quatro jogos aplicado a Neymar, que só será cumprido na íntegra na Copa América se o Brasil for à final da prova.