A Argentina tornou-se, ao princípio da madrugada deste domingo, a primeira selecção com lugar garantido na meia-final da Copa América, afastando a selecção do país organizador, o Peru, treinado por Paulo Autuori (1-0).
Um golo de livre do suplente Carlos Tevez, aos 60 minutos, chegou para decidir o primeiro dos embates dos quartos-de-final, que como muitos outros jogos desta prova, só embalou verdadeiramente na segunda parte, depois de um primeiro tempo morno em que a selecção peruana dispôs de um ligeiro ascendente. Foi preciso Marcelo Bielsa lançar em campo Carlos Tevez, para o lugar de um apagado D Alessandro, para o ataque da Argentina ganhar um novo fôlego. Apenas dois minutos depois de estar em campo, o criativo do Boca Juniors converteu um livre de forma perfeita, não dando hipóteses ao guarda-redes Óscar Ibañez.
Três minutos depois tudo podia ter voltado à estaca zero, quando a estrela da selecção peruana, Norberto Solano, enviou um livre à barra. Essa acabou por ser a melhor ocasião de entre as conseguidas pela reacção peruana: a equipa de Paulo Autuori carregou nos minutos finais, em especial depois da expulsão de Ayala, por acumulação de amarelos. Mas a estrutura defensiva da Argentina, reforçada pela inclusão do ex-sportinguista Quiroga nos minutos finais aguentou o choque e deixou assim a equipa de Bielsa à espera do desfecho do outro jogo desta madrugada, entre a Colômbia e a Costa Rica, para saber com quem vai medir forças nas meias-finais.
Este resultado marca o fim de uma série negra para a selecção da Argentina, que apesar de ser, em conjunto com o Uruguai, aquela com mais troféus conquistados (14 no total) já não marcava presença nas meias-finais da prova desde 1993.