Corinthians e Boca Juniors entram esta quarta-feira em campo para disputar a primeira mão da final da Taça dos Libertadores. Se para os argentinos do Boca Juniors a final já não é novidade, tendo o clube até já vencido a taça por seis vezes, para o Corinthians este é um feito histórico, já que o clube brasileiro nunca venceu o campeonato continental, nem sequer chegou à final.
O mais longe que o Corinthians chegou na competição foi a meia-final da edição de 2000, que perdeu frente ao rival Palmeiras. O Boca foi campeão em 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2006, ficou três vezes em segundo lugar - em 1963, 1979 e 2004 - sendo um dos clubes mas bem-sucedidos da história da Taça dos Libertadores.
O jogo desta quarta-feira será disputado na Bombonera, estádio argentino com uma mística especial. Símbolo é também Riquelme, aos 34 anos, o jogador tem sido decisivo para a campanha do Boca Juniors na Taça dos Libertadores.
Do outro lado, o Corinthians também tem as suas estrelas, sobretudo Liedson, Emerson e Julio Cesar. Sem jogar um futebol vistoso, o clube brasileiro afastou o Santos nas meias-finais, conseguindo anular craques como Neymar e Paulo Henrique Ganso.
O Corinthians está assim a dois jogos do sonho e o Boca Juniors da sétima vitória na prova.