5.170 infetados, 100 mortos. São estes os números do covid-19 em Portugal, de acordo com a atualização deste sábado, referente a dados recolhidos até às 00 horas.

Houve um aumento de 902 casos confirmados, mais 21 por cento, e foram registados mais 24 óbitos em 24 horas, um aumento de 31,5%. 11 dessas mortes foram registadas na Região Norte, dez na Região Centro, e três na Região de Lisboa e Vale do Tejo. 

O Algarve continua a registar apenas uma morte. Alentejo, Açores e Madeira continuam sem óbitos assinalados.

Na quinta-feira tinha-se registado a primeira morte em Portugal de um doente abaixo dos 50 anos (neste caso do sexo feminino), agora soma-se mais uma na faixa etária entre 40 e 49 anos.

Óbitos em Portugal - dados da DGS de 28 de março

O número de doentes recuperados continua a ser de 43, tal como há dois dias. O número de internados passou de 354 para 418, sendo que há mais 18 nos Cuidados Intensivos (89).

Também aumentou significativamente o número de pessoas à espera dos resultados dos testes: de 3995 para 4938. 

Na conferência de imprensa diária, a ministra da Saúde Marta Temido explicou que os casos que antes estavam registados como estrangeiros, que foram alocados às respectivas regiões.

Este relatório foi já elaborado com base na nova forma de recolha. Os dados passaram a ser enviados directamente para a DGS, em vez de passarem primeiro pelas Administrações Regionais, que os comunicavam depois.

Situação epidemiológica em Portugal - dados da DGS de 28 de março