Os Koalas do Jardim Zoológico podem, a partir de agora, ser vistos no exterior, a poucos metros de distância.

Kiwa e Moonan, os machos da família, e as três fêmeas Kooneela, Bunyarra e Orana (filha de Moonan e Bunyarra), esperam por todos os visitantes, ao ar livre. Entre as 10h e as 15h, diariamente, marque encontro com estas estrelas e descubra como se comportam e reagem à luz natural.



O Jardim Zoológico é o primeiro parque da Europa a criar uma instalação exterior naturalista para Koalas, melhorando significativamente a qualidade de vida da espécie. O clima foi decisivo e, agora, os animais já podem brincar ao ar livre sempre que a temperatura esteja entre os 19°C e os 27°C. Isto porque a família estará na instalação exterior sempre que as condições meteorológicas assim o permitirem.

A instalação foi totalmente concebida para promover o bem-estar dos Koalas e permitir um maior enriquecimento ambiental. Uma das melhorias foi a utilização de troncos recolhidos da mata do Escaroupim, com casca grossa e rugosa, facilitando a deslocação na instalação. Esta inovação foi também aplicada na instalação interior. A adaptação desta espécie ao exterior tem sido bastante favorável e os Koalas já se acomodaram a esta novidade.

Agora, têm a possibilidade de apanhar sol direto ou refugiar-se na sombra criada pelos troncos das árvores. Tudo isto a poucos metros de distância dos visitantes. A criação desta vertente na instalação é mais um reflexo da constante preocupação do Jardim Zoológico com as espécies que aqui habitam.

Com um sentido de humor muito especial, esta espécie é bastante seletiva e alimenta-se de folhas e rebentos de apenas 20 entre as 350 espécies de eucaliptos existentes na Austrália. O período de acasalamento ocorre de Setembro a Janeiro e nessa altura os machos marcam os ramos com odores provenientes das glândulas que possuem no peito.