Nasceram duas crias de Sanguim Imperador, uma a 21 de Janeiro e outra a 8 de Março, aumentando o efectivo desta espécie no Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, para 13 indivíduos. As crias andam ao colo das progenitoras sempre atentas a tudo o que se passa à volta.

Normalmente apenas a fêmea dominante se reproduz, sendo muito raro duas fêmeas serem mães ao mesmo tempo como aconteceu no Zoo Santo Inácio. Estes pequenos primatas são muito famosos pelo seu característico bigode.

Esta espécie, cada vez mais ameaçada na natureza, conta com uma população de 280 indivíduos ao abrigo do programa EEP (Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas) da EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários). As principais ameaças são a desflorestação do seu habitat natural, não se sabe ao certo a população selvagem, mas nas zonas que estão a ser monitorizadas, a população está a diminuir.

A equipa do Zoo Santo Inácio revelou que sente «uma enorme satisfação com estes dois nascimentos dos saguins».

Trata-se de mais um contributo para a preservação de espécies animais, principalmente as de maior risco de extinção, do nosso querido e ameaçado planeta Terra.