O economista Daniel Bessa disse, em Leiria, que Portugal vai ter problemas sérios nos mercados de exportação como a Espanha ou Alemanha e França, economias em recessão, antevendo, no entanto, oportunidades na aposta nos mercados em expansão.

«Estamos confrontados com um problema seríssimo de recessão nos mercados de exportação. Espanha, à cabeça, a própria Alemanha e França estão com problemas sérios de recessão anunciada, vamos ter aqui problemas sérios de mercado», disse Daniel Bessa, ontem a noite perante largas centenas de empresários e gestores de empresas participantes no Encontro Millennium BCP, escreve a «Lusa».

Apesar de considerar que as empresas portuguesas enfrentam «problemas anunciados do ponto de vista das vendas», consequência de um mercado interno «muito deprimido» e da recessão nos tradicionais mercados de exportação, o Professor universitário e antigo ministro da Economia de António Guterres anteviu oportunidades para quem aposte «em mercados que estão a crescer rapidamente».

Por isso, deu o exemplo das indústrias produtoras de bens de equipamento que em mercados da Europa Central e de Leste «estão a subir 50 a 100% ao ano».

Acrescentou que existem empresas portuguesas «que vão crescer exponencialmente» apostando na conquista de novos mercados.