O preço do petróleo está a subir depois de cinco dias de confrontos na Ossétia do Sul. O receio agora é de que o conflito possa vir a colocar em causa o abastecimento do Azerbeijão para o Mediterrâneo através dos oleodutos que atravessam a Geórgia.

A Geórgia desempenha um papel essencial para o Ocidente como corredor energético entre o Mar Cáspio e os mercados mundiais. Isto porque, pelo seu território, passam oleodutos e gasodutos que evitam o território russo.

O único oleoduto afectado na região, até ao momento, é o Baku-Tbilissi-Ceyan (BTC). Este importante oleoduto transporta petróleo do Azerbeijão para o porto de Ceyan.

Os produtores de petróleo estão a desviar o transporte da matéria-prima do Mar Cáspio do BTC para o oleoduto que liga Baku a Supsa, na costa georgiana do Mar Negro, para o oleoduto entre Baku e o porto russo Novorossisk, na costa russa do Mar Negro.

A par disto, também contornam o transporte por comboio através da Geórgia até aos portos russos no Mar Negro.

Neste momento, os contratos de Brent ainda para entrega este mês estão a subir 86 cêntimos para 114,19 dólares por cada barril.

Em Nova Iorque, o crude para entrega em Agosto segue a somar 96 cêntimos e cada barril custa 116,16 dólares.