Betão, defesa do Dínamo de Kiev, admitiu ao Maisfutebol que ainda não foi confrontado com os habituais vídeos sobre os adversários. As informações deverão ser passadas ao grupo nesta terça-feira, véspera do embate com o F.C. Porto, no Estádio do Dragão.

A formação ucraniana viajou para Portugal durante a manhã de hoje, treinando ao final da tarde no recinto do encontro. Antes e depois, os jogadores ficarão finalmente a saber como é o F.C. Porto sem Hulk. Miguel Veloso será um informador privilegiado.

«Acredito que estes jogos com o F.C. Porto podem ser importantes. A equipa que conseguir duas vitórias pode conseguir uma vantagem determinante para seguir para a próxima fase», começou por dizer Betão, na noite de segunda-feira, ao Maisfutebol: «Ainda não vimos vídeos sobre o F.C. Porto, penso que a observação será feita já em Portugal.»

Hulk era a referência. E sem ele? «O Hulk é um jogador que fez história no Porto, conseguiu números incríveis mas não fez as coisas sozinho. Sem a ajuda da equipa, ficaria difícil conseguir isso. O F.C. Porto continua muito forte, mesmo sem ele.»

«O Danilo e o Alex Sandro ainda não tinham chegado à primeira equipa do Santos quando eu estive lá. Mas cresceram e são agora das maiores promessas brasileiras. Conheço o Helton e lembro-me do Fernando, quando defrontámos o F.C. Porto na Champions. São grandes jogadores», atalha Betão.

A 21 de outubro de 2008, o D. Kiev surpreendeu os dragões com uma vitória tangencial em solo luso. Aliyev marcou o único golo do encontro. O F.C. Porto de Jesualdo Ferreira viria a recuperar, garantindo um importantíssimo triunfo na Ucrânia (1-2), um mês depois. Golos de Rolando e Lucho González.

Betão, que esteve nesse encontro, admite o momento menos positivo do Dínamo no campeonato. «No campeonato ucraniano, não estamos num momento bom. De qualquer forma, a Liga dos Campeões é uma competição diferente e este jogo pode mesmo servir para mudar o rumo da equipa», considera.

«O empate pode não ser um mau resultado, mas não deixaremos de lutar pela vitória», promete o experiente defesa brasileiro.

Miguel Veloso será informar a equipa sobre o F.C. Porto. O português tem conquistado o seu espaço no D. Kiev, equipa que representa desde o final do Euro2012, e merece os elogios de Betão. «O Miguel Veloso pode ser uma grande ajuda para preparar o jogo, porque conhece bem o F.C. Porto e o futebol português. Ele está a adaptar-se rapidamente à Ucrânia, tem uma grande qualidade técnica e as pessoas aqui gostam muito dele», remata.