Derlei jogou nos três grandes, mas a passagem mais curta foi, claramente, pelo Benfica.

Foram apenas seis meses na Luz, em contraste com os dois anos em Alvalade e os três anos e meio nas Antas/Dragão.

Mesmo assim, o brasileiro garante que fico com «uma ligação forte ao Benfica». «É um clube que marca, tem muita força. Uma massa adepta incrível, muito forte mesmo», aponta Derlei, na longa entrevista concedida ao Futebol Brasil, neste primeiro dia de 2013.

«O título que ganharam em 2010 ajudou o Benfica a recuperar desportivamente», observa Derlei. «Mesmo assim», comenta o brasileiro, «o Benfica ainda está um pouco abaixo do FC Porto, que é de facto um caso muito especial».

Para Derlei, «a estabilidade que tem existido no Benfica nos últimos anos, com um trabalho muito sólido do Jorge Jesus, tem ajudado na aproximação ao FC Porto. Ainda não deu para chegar lá, mas estão a aproximar-se¿», comenta, com a propriedade de quem já jogou nos três grandes.

Derlei gosta de ver «o Benfica a jogar». «Mesmo quando não ganha títulos, o Benfica é sempre uma equipa forte, que joga bem. Tudo indica que, esta época, volta a ser um duelo entre FC Porto e Benfica no campeonato português».

Derlei não poupa elogios a Jorge Jesus: «Tem tido resultado e tem assegurado coesão. Percebe de futebol, aposta bem nos jogadores. Tem feito uma gestão mais inteligente do que o que se passa por exemplo no Sporting. Vai chamando dois ou três jovens jogadores e o trabalho prossegue. Diferente do Sporting, onde por qualquer coisa se muda de treinador¿»