No dia em que a Comissão Disciplinar da Liga instaurou um processo disciplinar a quatro elementos do Sporting, Derlei veio a público dizer que seria ridículo castigar o clube depois do que aconteceu. «Nesse caso seria errar duplamente», referiu o avançado em entrevista ao Rádio Clube Português. «O que os jogadores do Sporting disseram no final do jogo foi o que aconteceu na realidade.»
Recorde-se que a Comissão Disciplinar abriu um processo disciplinar a Pedro Silva, João Moutinho, Paulo Bento e Soares Franco. «Não estamos a tirar mérito ao adversário, estamos só a reivindicar o que seria nosso por direito», disse Derlei. «Se houver mais qualquer tipo de sanção para além do título que já perdemos, eu acho que era para largar o futebol e deixar as outras equipas a jogar sozinhas.»
O brasileiro diz, de resto, entender muito bem a forma como Pedro Silva perdeu a cabeça. «Também já fui expulso injustamente. É perfeitamente aceitável a atitude do Pedro Silva, porque revolta. Sobretudo quando se está numa final, que era o último jogo da Taça da Liga. Trabalhámos a época inteira para chegar àquele momento e desfrutá-lo e vemos o trabalho todo ser deitado pelo rio abaixo.»
Pelo meio falou-se da possibilidade de devolver as medalhas do segundo lugar em protesto. Por Derlei, tudo bem. «Quem deve tomar uma decisão nesse sentido é o Sporting. Se a direcção decidir que as medalhas devem ser devolvidas, nós estamos de acordo. Somos funcionários do clube e estamos no campo a tentar ganhar alguma coisa para o clube, não estamos a tentar ganhar títulos individuais.»
«O nosso objectivo continua a ser o campeonato»
Ultrapassada a Taça da Liga, Derlei diz que é hora de olhar em frente. «Vamos digerir o mau resultado e pensar na Liga. O nosso objectivo é ser campeões, se não for possível vamos tentar chegar ao segundo lugar. Mas o nosso objectivo é sermos campeões», sublinhou. «O F.C. Porto vai ter dois jogos difíceis na Liga dos Campeões e vamos tentar aproveitar esse facto para os alcançar na classificação.»