Roger Federer obteve esta segunda-feira a 1001 vitória da carreira. Na primeira ronda do Open da Austrália, o português João Sousa passou à segunda jornada.

A primeira volta do Grand Slam, o suíço Federer derrotou em três sets (6-4, 6-2 e 7-5) Yen-Hsun Lu, de Taiwan. O atleta dedicou a vitória ao treinador e antigo jogador, Stefan Edberg, que festeja hoje 49 anos. Na próxima ronda, o tenista vai enfrentar o italiano Simone Bolelli.

João Sousa vai jogar na próxima etapa, depois de ganhar ao australiano Jordan Thompson, em três sets, por 6-4, 7-6 (7-5) e 6-4. O confronto que se segue será com o eslovaco Martin Klizan.

No espectro do ano passado, o tenista português caiu logo na primeira ronda do primeiro Grand Slam.

No terreno feminino, a checa Lucie Hradecka impôs-se à sérvia Ana Ivanovic, vencida pelos parciais 1-6, 6-3 e 6-2. A russa Maria Sharapova, que caso chegue à final ascende à liderança da classificação WTA, estreou-se no torneio com um triunfo frente à croata Petra Martic (6-4 e 6-1).

A romena Simona Halep ganhou à italiana Karin Knapp, por 6-3 e 6-3, enquanto a alemã Angelique Kerber caiu, depois de perder contra a romena Camelia Begu (6-4, 0-6, 6-1).

Os líderes da classificação mundial, a norte-americana Serena Willliams e o sérvio Novak Djokovic, entram em ação mais tarde.
 
 
 
Por: Beatriz Marujo