Portugal era um destino menor da agência turística Sun4U e deverão ser poucos os turistas afetados pela falência desta agência de turismo britânica, afirmou a presidente da Associação de Organizadores de Viagens para Portugal.

Cerca de 1200 clientes da agência estariam a gozar férias no estrangeiro, a maioria em Espanha, quando a companhia declarou falência, no final do dia de quarta feira, adiantou hoje a associação de agências de turismo britânica ABTA.

A agência, sediada em Birmingham, publicita Portugal como um dos destinos principais, mas não foi indicado quantos turistas a gozar férias em Portugal foram afetados.

"Não deverão ser muitos", afirmou Marie Anne Popoff, presidente da ATOP, à agência Lusa, alegando que este operador, que não é membro da associação, não é um dos principais a promover férias em Portugal.

Fonte do Turismo de Portugal confirmou que a Sun4U não é uma agência que trabalhava muito com Portugal.

De acordo com a página de Internet da Sun4U, a agência vendia voos, estadias em hotéis ou pacotes completos em Lisboa, Porto, Algarve e Madeira.

Caso tenham comprado um pacote completo, este está garantido pelo fundo da associação de agências turísticas (ATOL na sigla inglesa), havendo a opção de continuar as férias ou pedir um reembolso.

Mas se as reservas de passagens aéreas e hotel tiverem sido feitas separadamente, tendo a Sun4U agido apenas como intermediário, os voos de regresso estão assegurados mas o pagamento pelo alojamento poderá ser exigido de novo.

Os clientes prejudicados poderão ainda reclamar um reembolso se tiverem usado um cartão de crédito.