Ao terceiro e último jogo de preparação antes da estreia no Euro 2016 a seleção nacional vai contar finalmente com o seu capitão. Cristiano Ronaldo irá defrontar a Estónia nesta quarta-feira, assim como Pepe; sendo eles os dois jogadores que mais tarde integraram o grupo às ordens de Fernando Santos devido á final da Liga dos Campeões.

O selecionador nacional não só confirmou a presenças dos dois jogadores no onze titular como deu garantias da confiança no momento que Ronaldo atravessa quer no plano físico quer no motivacional: «Cristiano Ronaldo está muito motivado e vão vê-lo.»

Numa equipa que Fernando Santos diz não ter nem titulares nem suplentes e que lhe deixa poucas dúvidas quanto a escolhas, além de Ronaldo e Pepe, apenas o guarda-redes Eduardo não jogou qualquer minuto, quer com a Noruega quer com a Inglaterra.

Portugal fará o último jogo de preparação com a Estónia no Estádio da Luz nesta quarta-feira e parte no dia seguinte para França. A seleção nacional fez nesta terça-feira o último treino em Portugal e, depois do jogo, a preparação já será feita em Marcoussis, a cinco dias da estreia no Euro com a Islândia.

A fechar o programa de preparação em solo nacional antes de partir à conquista do continente - Estamos preparados para ir para França e preparados para jogar», disse Santos –, já tem o cartão de embarque na mão, a equipa portuguesa dedicou também o último dia de treinos em casa para cumprir as formalidades que engrandecem o orgulho luso.

A seleção nacional foi recebida no Palácio de Belém pelo Presidente da República, que não exigiu o título europeu mesmo que esteja na cabeça de todos vencer: Quando entramos numa competição é para ganhar, claro, mas vai-se ganhando. Passo a passo, jogo a jogo», disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Cristiano Ronaldo não se furtou a responder à ambição de um país concentrado numa seleção. «Vamos tentar ganhar, como é óbvio», garantiu o capitão português; ele que nesta terça-feira foi eleito para o melhor onze da história dos Campeonatos da Europa.