Agora é a sério. Depois de um primeiro treino com apenas oito jogadores no relvado, Portugal já trabalhou na máxima força para preparar a operação Dinamarca, o jogo que pode confirmar o apuramento português para o Euro 2016.

Falta um ponto, mas a verdade é que ninguém fala em empatar. Ganhar, ganhar, ganhar. O pensamento do grupo não é outro, seja quem for o elemento que aborde a missão de Braga.

Esta terça-feira foram Bruno Alves e o estreante Nelson Semedo foram os porta-vozes do grupo. Mensagens semelhantes no que ao jogo diz respeito.

«É um jogo bom para a gente provar a nossa qualidade e aproveitar para ganhar e atingir o objetivo de estar no Campeonato da Europa», afirmou Bruno Alves.

Já Semedo aproveitou o momento para abordar os seus primeiros dias na seleção principal: «Estou muito feliz pela primeira chamada, era um sonho de criança, felizmente consegui e vou tentar aproveitar ao máximo esta chamada.»

Nélson Semedo: «Evoluí em termos defensivos»

REPORTAGEM: Viagem pela história do miúdo que o Sporting não segurou

Contudo, apesar desta convocatória, é de prever que Nelson Semedo seja suplente no jogo de quinta-feira, partindo atrás de Cedric que, desde a lesão de Bosingwa e a meias com o «adaptado» VIEirinha tem sido a opção principal de Fernando Santos. Mas, como já provou num início de época surpreendente e fulgurante, Nelson Semedo tem a palavra.

Já Bruno Alves, até pela ausência de Pepe, é forte candidato a fazer dupla com Ricardo Carvalho no centro da defesa. Experiência frente a um rival que também a tem.



Dinamarqueses só chegam na véspera

No relvado, então, a «operação Dinamarca» seguiu dentro da normalidade. Apenas os 15 minutos iniciais do treino foram abertos aos jornalistas, como se disse, já com o grupo completo. Na véspera, 16 dos eleitos ficaram-se pelo ginásio.

Em Braga vai-se ultimando pormenores para o encontro que pode servir de festa para o grupo luso. Esta manhã, as bandeiras dos dois países já se encontravam no topo de uma das bancadas. É esperada, ainda, lotação esgotada.

Quanto ao rival português, a Dinamarca, é esperada no aeroporto de Pedras Rubras esta quarta-feira ao final da manhã. O grupo de Morten Olsen fará o habitual treino de adaptação ao Municipal bracarense às 18h30, após a conferência de imprensa.

Uma boa notícia em perspetiva para as duas equipas é a melhoria na previsão do tempo para o jogo. O norte do país tem sido assolado pelo mau tempo desde domingo mas a previsão para a noite de quinta-feira em Braga, cidade conhecida pela intensa pluviosidade, é bem mais agradável e propícia à tal lotação esgotad que se espera.