O administrador delegado do Borussia Dortmund, Hans-Joachim Watzke,  terminou o ano de 2013 com um aviso dirigido ao técnico Jürgen Klopp: a qualificação direta para a Liga dos Campeões é o objetivo mínimo do vicecampeão europeu, mesmo depois da má série de resultados que deixou a equipa no quarto lugar, na mudança de ano, com apenas uma vitória em seis jogos.

O quarto lugar no final da temporada obrigaria a equipa a disputar os play-off, correndo assim o risco de falhar a fase de grupos. Em entrevista ao Suddeutsche Zeitung, Watzke foi claro nos obietivos: «Nesta altura, o quarto lugar é aceitável, mas não ficaremos satisfeitos se for essa a posição no fim da época. Claro que espero ver-nos a jogar melhor na segunda metade da temporada», afirmou.

O dirigente deixou também um recado dirigido ao médio  Ilkay Gündogan, que tem contrato até 2015 e está na mira de vários clubes de primeiro plano no futebol europeu. Depois das saídas nos últimos anos de jogadores de topo como Sahin, Kagawa, Götze e Lewandowski, o dirigente do Borussia Dortmund acredita, entretanto, que o desfecho poderá ser diferente: «Creio que a melhor solução para ele e para nós seria a renovação. Um ambiente familiar como este seria o ideal para o seu desenvolvimento como futebolista», concluiu.