Domingos Paciência vai orientar o primeiro «derby» na condição de treinador do Sporting, sendo o 64º treinador dos leões a fazê-lo em competições oficiais. O técnico tem já, no entanto, um registo longo de 15 confrontos com os encarnados, iniciado na temporada 2006/07, quando se estreou no escalão principal, pela U. Leiria. Até hoje, as suas equipas nunca empataram com os encarnados. E já festejaram duas vitórias no estádio da Luz.

Todos os treinadores do Sporting em «derbies»

Nessa época, Domingos perdeu os três jogos diante dos encarnados: goleada em Leiria, na estreia (0-4), e duas derrotas mais niveladas na Luz, uma para a Taça (2-1) e outra para a Liga (2-0).

No ano seguinte, pela Académica, Domingos Paciência «aprendeu» a ganhar ao Benfica. Depois de duas derrotas por 3-1, uma para a Liga e outra para a Taça, os «estudantes» gelaram a Luz, impondo-se por 3-0 a uma equipa orientada, de forma interina, por Fernando Chalana.

Poderia parecer um acaso, mas não era: em 2008/09, de novo como treinador dos estudantes, Domingos liderou a sua equipa em nova vitória na Luz, desta vez pela margem mínima (1-0). Um resultado que compensou a vitória encarnada em Coimbra (2-0), na segunda volta.

A partir daí, Domingos Paciência iniciou nova etapa, como treinador do Sp. Braga. Uma etapa que coincidiu com a chegada de Jorge Jesus ao Benfica. Durante duas épocas, o duelo entre dois técnicos que não morrem propriamente de amores um pelo outro tornou-se um fortíssimo pólo de atracção do futebol português. O saldo, esse foi equilibrado: Domingos conseguiu mais três vitórias, todas em Braga, e foi derrotado quatro vezes, todas na Luz.

O travo mais amargo terá sido a derrota para a Liga, em Março de 2010, no jogo que, na prática, embalou o Benfica para o título nacional e deixou o Sp. Braga na segunda posição. A vitória mais saborosa, essa terá sido conseguida a 5 de Maio de 2011, qualificando os minhotos para a final da Liga Europa. Desde essa data, o Benfica não voltou a perder um jogo oficial. A história continua a ser contada neste sábado.

Números de Domingos Paciência frente ao Benfica:

15 jogos, 5 vitórias, 10 derrotas.

Pelo U. Leiria: 3 j, 0-0-3 (1-8)

Pela Académica: 5 j, 2-0-3 (6-8)

Pelo Sp. Braga: 7 j, 3-0-4 (6-7)