Domingos Paciência, treinador do Sporting, falou sobre os objectivos e expectativas para a temporada que arrancou esta segunda na Academia de Alcochete:

«O objectivo é procurar lutar pelo primeiro lugar. Pôr a luta a três é importante, é sinal que estamos envolvidos na luta, é para isso que estamos a trabalhar».

[Como foi o primeiro contacto com os jogadores?]

«Tenho uma equipa para fazer, porque houve a entrada de vários jogadores e, como tal, há um grupo a ser construído, uma equipa a ser construída para podermos lutar pelo primeiro lugar. Sabemos que vamos ter dificuldades, há dois adversários muito fortes que são o Benfica e o F.C. Porto».

[Tem a vantagem de ter o plantel praticamente definido para começar a trabalhar desde o dia zero. Sente isso?]

«Houve uma preocupação em procurar o quanto antes organizar o plantel e, mais um ou dois jogadores e o plantel estará definido».

[Os adeptos podem esperar uma equipa de ataque?]

«O Sporting vai ter de jogar para ganhar se quer realmente lutar pelo primeiro lugar. É para isso que vamos trabalhar. Temos jogadores novos que estão a chegar, temos trabalho pela frente e esse trabalho passa por fazer um grupo forte, é para isso que serve esta pré-temporada».

[Carlos Freitas falou na chegada de mais dois jogadores de características ofensivas. Pode definir se é um mais um extremo ou um avançado?]

«Temos consciência daquilo que precisamos. Também temos consciência daquilo que fizemos até agora em relação aos jogadores que entraram. Sentimos que havia necessidade de reforçar determinadas posições e essas posições foram reforçadas com a vinda desses jogadores. Estamos agora a trabalhar noutras duas posições e como tal vamos procurar o quanto antes que esses jogadores cheguem para ficarmos com o plantel fechado».

[Já ficava satisfeito com o plantel que tem à disposição?]

«Não. Por uma questão de equilíbrio, acho que ainda não está completo e pelas conversas que tenho tido com o Carlos [Freitas], com o presidente e com Luís Duque, sentimos que fazem falta mais dois jogadores para possamos estar equilibrados nas várias posições».

[Tem revelado muitas cautelas em relação ao título, mas pode garantir aos adeptos que as duas últimas épocas que o Sporting viveu não se vão repetir?]

«Volto a referir, entraram novos jogadores, cabe-nos a nós a responsabilidade de fazermos uma equipa, de fazermos um grupo para lutar pelos objectivos do Sporting. É mais do que evidente que o Sporting tem de fazer mais e melhor do que fez a época passada. Algo tem de mudar para se alcançar o sucesso. Trabalhamos nesse sentido, temos jogadores, precisamos de uma equipa, vamos trabalhar».

[É preciso muito tempo para ter este Sporting a jogar à sua imagem?]

«É evidente que tenho as minhas ideias, vou procurar que os jogadores assimilem o mais rapidamente possível aquilo que é o meu pensamento do jogo, é para isso que servem as pré-temporadas».

[Em relação à questão táctica, pretende impor o 4x3x3 como base?]

«Quando se contratam jogadores é apoiado no sistema de jogo e sempre numa alternativa. Os jogadores que vieram, vieram para um sistema, para um modelo de jogo e isso foi pensado a tempo e horas por mim e pelos responsáveis».

[E será o 4x3x3?]

«O Sistema é aquele que melhor se adaptar às características dos jogadores, com o tempo vocês verão qual é o sistema, para os obrigar a estarem atentos àquilo que nós fazemos».

[O facto de estar agora num clube com outras condições em relação ao Sp. Braga, vai mudar muito a sua forma de jogar?]

«Joguei sempre para ganhar e vou continuar a pensar da mesma forma, sabendo que o Sporting é uma equipa grande, que tem de pensar em assumir os jogos. Se tem um leque de jogadores de qualidade, é natural que tenha de assumir os jogos. É assim que penso: mais qualidade e o rendimento tem de ser outro e a abordagem aos jogos tem de ser outra, no sentido de ajudar a equipa a ganhar».