Os jogadores do Flamengo não acharam grande piada a uma carta entregue em mãos a cada um deles, que dava conselhos quanto à boa forma física e incidia num ponto especial: é preciso evitar as noitadas.

A missiva, em forma de circular interna, foi escrita e entregue por Jairo dos Santos, gerente do futebol do clube, que a elaborou sem participação do treinador Joel Santana. Os jogadores é que não ligaram muito à carta, segundo relata a imprensa brasileira. Alguns ainda levaram a folha para os carros. Mas houve quem fizesse um aviãozinho de papel e esquecesse os recados.

«Ninguém acreditou. Deu até pena dele», disse um jogador do Flamengo, que pediu anonimato, referindo-se a Jairo dos Santos.

Paulo César Coutinho, vice-presidente, não vê qualquer problema na carta. «Uma carta dizendo para cuidar de você mesmo tem algo de errado? Não foi individualizada. Todos receberam. Deram uma conotação maior do que deveria ter. A maldade está na cabeça das pessoas. Ele mostrou-me antes e não vi mal algum. Foi uma carta de incentivo, como quando a sua mãe diz para você levar um casaco quando está frio. Só dói em quem tem a consciência pesada», disse o dirigente.

Quanto entregou a carta a Ronaldinho Gaúcho, Jairo dos Santos frisou que não era nada pessoal. A carta, entregue na quarta-feira, para já não teve grande efeito. Até porque foi entregue no dia de aniversário de Ronaldinho Gaúcho, que, à noite deu uma festa em casa com diversos companheiros do plantel. No dia seguinte o treino foi de tarde.

Jairo dos Santos não se mostrou preocupado com a má receção dos «conselhos» e já prometeu que vão acontecer outros.