Maisfutebol

Inglaterra: os jogadores

1
Jordan Pickford (AP)

JORDAN PICKFORD

Data de nascimento: 7/3/1994

Clube: Everton

Posição: Guarda-Redes

É tão bom com os pés que, durante os seus dias no Sunderland, juntava-se frequentemente aos exercícios de 5 para 5 nos treinos, como jogador de campo e, invariavelmente, parecia o mais talentoso. A primeira escolha de Gareth Southgate para a baliza teve de lidar com as críticas, mas Pickford geralmente responde com uma série de prestações extraordinárias. Tendo crescido em Washington, Tyne e Wear, aprendeu a ser «destemido» por atirar-se repetidamente ao implacável asfalto, quando jogava na rua, e depois ganhou crédito durante os seus empréstimos ao Darlington, Afreton, Burton, Bradford e Preston. Ainda é um grande adepto do Sunderland, mas agora também vice-capitão do Everton e, mesmo mantendo um certo ar de pugilista, acalmou-se e maturou nos últimos anos, não só desde que começou a trabalhar com um psicólogo desportivo, mas também desde que se casou e se tornou pai. O seu próprio pai foi guarda-redes, na propriedade de Lord Lambton, em County Durham, e talvez por força das tradições familiares, Pickford também aprecia a arte de frustrar goleadores. Por vezes avançados e jornalistas subestimam-no, mas é por sua própria conta e risco.

2
Kyle Walker (AP)

KYLE WALKER

Data de nascimento: 28/5/1990

Clube: Manchester City

Posição: Lateral Direito

Apesar de uma recente cirurgia à virilha que o deixou em dúvida, a importância de Walker para a seleção ditou que Gareth Southgate apostasse na sua condição física. Até porque o lateral direito não é alguém de fugir ao desafio. Afinal de contas, quando se mudou do seu clube local, Sheffield United, para o Northampton, num empréstimo em 2008, com 18 anos, pegou no carro do pai e fez a viagem de 100 milhas para sul. «Nunca tinha conduzido na autoestrada antes», disse. «O meu pai estava petrificado». Doze anos depois, já como pilar na defesa de Pep Guardiola, também teve em conta os sentimentos dos seus pais quando recusou celebrar um golo frente ao Sheffield United. «Os meus pais vivem lá, então se tivesse celebrado provavelmente ia levar muito na cabeça», explicou. Walker gerou críticas durante o confinamento quando organizou uma festa em sua casa com duas prostitutas.

3
Luke Shaw marcou o golo mais rápido em finais do Campeonato da Europa (foto AP)

LUKE SHAW

Data de nascimento: 12/7/1995

Clube: Manchester United

Posição: Lateral Esquerdo

Embora não tenha lugar garantido no onze do Manchester United, sob o comando de Erik ten Hang, o lateral/ala esquerdo ainda se pode tornar vital para Gareth Southgate no Qatar. É seguro assumir que Shaw e o seu antigo treinador no United, José Mourinho, não vão trocar postais natalícios. As críticas do português ao lateral, tornadas bem públicas, tornaram-se numa das marcas da passagem do português por Old Trafford, fazendo com que Shaw fosse, erroneamente, considerado acima do peso, preguiçoso, e sem a inteligência necessária. «Foi uma altura muito difícil», disse o lateral, cujo instinto atacante levou a comparações com Gareth Bale. Nascido em Kingston-upon-Thames, e impressionante calmo em entrevistas, Shaw é produto da academia do Southampton e conseguiu uma impressionante recuperação desde a horrível lesão em que partiu a pena, num jogo da Liga dos Campeões com o PSV, em Eindhoven, no ano de 2015. A sua reabilitação incluiu quatro cirurgias e andar seis meses de muletas até aprender a andar novamente, consultando regularmente um psicólogo na altura em que voltava a ganhar coragem para regressar ao futebol.

4
Declan Rice (AP)

DECLAN RICE

Data de nascimento: 14/1/1999

Clube: West Ham United

Posição: Médio Defensivo

O médio defensivo, estrela do West Ham, tem avôs paternos irlandeses, e representou a Irlanda por três vezes em jogos particulares, antes de se fidelizar à seleção inglesa. Rice cresceu em Kingston-upton-Thames e juntou-se à academia do Chelsea em criança, criando uma forte amizade com o seu colega de seleção, Mason Mount. Foi dispensado aos 14 anos e culpou as dores de crescimento pela decisão. «Agora sou um rapaz alto, mas era bem pequeno na altura», disse. «Depois comecei num grande surto de crescimento… e, de repente, não me mexia na forma certa. Parecia o Bambi no gelo». Felizmente o West Ham viu o potencial de um jogador que aperfeiçoou a arte de servir como um ‘guardião’ à frente dos defesas, oferecendo uma base segura aos colegas criativos para que possam brilhar. Descrito como «autoritário, confiante, humilde e impressionante fora do relvado» por um aparente admirados chamado Gary Neville, Rice é um caso raro dentro dos futebolistas de elite, uma vez que gere as suas próprias contas nas redes sociais. «Quero ser autêntico e comportar-me como uma pessoa normal», diz um homem orgulhoso de ter sucedido a Mark Noble como capitão do West Ham.

5
Inglaterra-Croácia (Lusa)

JOHN STONES

Data de nascimento: 28/5/1994

Clube: Manchester City

Posição: Defesa Central

Nem sempre estiveram calmas as águas, para Stones (também conhecido por Beckenbauer de Barnsley), desde que se mudou para o Manchester City, proveniente do Everton, em 2016, a troco de 57,7 milhões de euros (50 milhões de libras). Contudo, no seu melhor, o central de elite com a bola nos pés é o mais próximo que Inglaterra tem de um Rio Ferdinand dos dias de hoje. Frequentou a Penistone Grammar School em Barnsley – uma alma mater que partilha com a jogadora de cricket Katherine Brunt, o ex-jogador de rugby Kieran Hyde e a medalhista olímpica Heather Armitage. Stones estreou-se no Championship aos 17 anos mas, apesar de vencer múltiplos troféus pelo City, a sua carreira foi várias vezes intercalada com maus momentos de forma, lesões e, mais recentemente, a propensão de Pep Guardiola para rodar o quarteto defensivo. Ainda assim é um jogador ideal para o sistema de três centrais preferido por Southgate, mostrando-se capaz de misturar o estilo Franz Beckenbauer com uma defesa robusta à moda antiga. Fã de Amy Winehouse, a sua música de eleição no Karaoke é «Valerie».

6
Harry Maguire (Eddie Keogh - The FA/The FA via Getty Images )

HARRY MAGUIRE

Data de nascimento: 5/3/1993

Clube: Manchester United

Posição: Defesa Central

Não tem sido a melhor das temporadas para Maguire, que enfrenta o grande desafio de reconquistar o seu lugar eixo da defesa do Manchester United, depois de passar a maior parte do outono de fora, por lesão. Uma antiga professora na St. Mary’s Catholic High School, em Chesterfield, disse que o central nascido em Sheffield era «muito capaz academicamente», e que, caso o futebol não lhe corresse bem, «ia estudar gestão ou matemática, e provavelmente seria contabilista». A trajetória de carreira de Maguire no Sheffield United, Hull, Leicester e mesmo no United, inicialmente, parecia em clara ascendência, mas recentemente tem sido alvo de consideráveis críticas, no clube e seleção. Fora do campo, uma rixa em Mykonos, durante umas férias de família em agosto de 2020, fez com que o defesa fosse considerado culpado de agressão agravada, resistência à detenção e tentativa de suborno. Haverá uma audiência de recurso em data a definir, mas a acumulação de casos devido à pandemia de covid-19 pode fazer com que seja adiada até 2028. Maguire nega as acusações.

7
República Checa-Inglaterra (Lusa)

JACK GREALISH

Data de nascimento: 10/9/1995

Clube: Manchester City

Posição: Extremo Esquerdo / Médio Ofensivo

Os treinadores gostam dos jogadores nos quais podem confiar cegamente dentro de campo, e a suspeita é a de que, tendo em conta o talento extravagante de Grealish, Gareth Southgate não confie inteiramente que o médio ofensivo siga as suas instruções à letra. Também é verdade que a antiga jóia da coroa do Aston Villa passou grande parte desta temporada no banco do Manchester City. Estas dificuldades provocaram alegria no Newcastle de Eddie Howe, que ficou justificadamente chateado com os comentários sem classe de Grealish, a gozar com Miguel Almirón, craque paraguaio, no início deste ano. Almirón que tem estado em grande plano na Premier League. Grealish tem tendência para desiludir fora de campo, e em 2020 foi proibido de conduzir por nove meses, após duas acusações por condução negligente. Embora nascido e criado em Birmingham, tem raízes irlandesas, e representou a Irlanda até aos sub-21, antes de se mudar para Inglaterra. O tetravô de Grealish, Billy Garraty, também foi internacional por Inglaterra e venceu a FA Cup de 1905, com o Aston Villa.

8
Jordan Henderson

JORDAN HENDERSON

Data de nascimento: 17/6/1990

Clube: Liverpool

Posição: Médio

Pode ter sido ultrapassado por Jude Bellingham na hierarquia do meio-campo inglês, mas a sua liderança, ética de trabalho e versatilidade, fazem do capitão do Liverpool o membro perfeito de uma convocatória, ou um «bom turista de torneio», como descreveu o antigo diretor técnico da federação inglesa, Howard Wilkinson. Produto da academia do Sunderland, clube da cidade de origem, Henderson era originalmente extremo direito, antes de migrar para o meio-campo, no qual se adaptou às posições '6' e '8'. Durante a estadia de Steve Bruce no Sunderland, o técnico aconselhou Sir Alex Ferguson a comprá-lo para o Manchester United, mas o mítico treinador escocês foi dissuadido pela sua forma invulgar de correr, a qual temia que causasse tensão nos joelhos e, consequentemente, lesões graves. Talvez a dieta especial de Henderson tenha prevenido esse diagnóstico; é um grande apreciador de ovos mexidos e amoras na torrada. «Se experimentares, vais gostar», garante. Refrescante na propensão para falar de problemas de justiça social, Henderson tem sido um embaixador fundamental na campanha anti-homofóbica da Rainbow Laces e organizou uma angariação de fundos com os capitães da Premier League, para o serviço nacional de saúde inglês, durante a pandemia do COVID. Em 2021 foi recompensado pelo seu trabalho fora do relvado, ao tornar-se membro do Império da Ordem Britânica. Vencedor da Premier League e da Liga dos Campeões, a sua experiência continua a ser inestimável para a seleção.

9
Krychowiak e Moder contra Harry Kane no Polónia-Inglaterra (Piotr Nowak/EPA)

HARRY KANE

Data de nascimento: 28/7/1993

Clube: Tottenham Hotspur

Posição: Avançado

O avançado que o Tottenham recusou deixar fugir para o Manchester City continua a ser a jóia da coroa de Gareth Southgate e assegura, certamente, as melhores hipóteses para o sucesso de Inglaterra no Qatar. E pensar que o natural de Walthamstow, criado em Chingford, adepto dos Spurs toda a vida, com um toque de ascendência irlandesa, foi dispensado da academia do Arsenal aos 8 anos por ser «um pouco gordinho e não muito atlético». Hoje em dia o capitão de Inglaterra é a representação do avançado perfeito. Tão bom dentro como fora da grande área, em muitas formas um híbrido de um clássico número 9 com um número 10, juntando uma magistral técnica com grandes movimentos e brilhantismo a segurar a bola. Ainda que o seu pé esquerdo seja ligeiramente mais fraco do que o direito, continua a provocar inveja na maior parte dos avançados.

Kane foi elogiado pelo antigo capitão indiano de cricket, Virat Kohli, perante um vídeo do futebolista a bater bolas no ginásio do Tottenham. Também adora futebol americano, e até batizou os cães com nomes de antigos quarterbacks, para além de que fala há muito dos seus planos de jogar na NFL depois de pendurar as chuteiras. Em criança baseava o seu jogo no do brasileiro Ronaldo. Foi nomeado membro da Ordem do Império Britânico em 2018, depois do Mundial da Rússia, pelos serviços ao futebol e pela conquista da Bola de Ouro do torneio.

10
Inglaterra-Croácia (LUSA)

RAHEEM STERLING

Data de nascimento: 8/12/1994

Clube: Chelsea

Posição: Extremo Esquerdo

Como adolescente, Sterling viveu cinco anos em Neeld Crescent, à distância de um longo pontapé de baliza do Estádio de Wembley, que conseguia ver da janela do quarto. Nessa fase o seu talento já era evidente, mas não foi uma infância fácil para o menino natural da Jamaica, que chegou de Kingston a Londres aos cinco anos, três anos depois do assassinato do pai. Devido a problemas de comportamento na escola primária, Sterling passou três anos em Neasden House, uma escola especial, após ser recolocado no sistema de ensino. O seu nome do meio – Shaquille – foi inspirado pela estrela da NBA, Shaquille O’Neal – enquanto que o seu estilo de corrida T-Rex vem da sua mãe, antiga atleta: «Estou a tentar acomodar isso com os braços T-Rex». A mãe de Sterling ficou encantada quando o filho escapou da cultura de gangs quanto trocou a academia do Queens Park Rangers pela do Liverpool, onde – como extremo, ponta-de-lança ou médio ofensivo – se tornou um dos maiores talentos ingleses. Seguiram-se transferências sonantes para Manchester City e Chelsea, tendo merecido aplausos pela sua luta contra o racismo. Em novembro de 2021 criou a sua própria fundação de caridade, para ajudar jovens carenciados e promover uma crescente mobilidade social.

11
Marcus Rashford (AP)

MARCUS RASHFORD

Data de nascimento: 31/10/1997

Clube: Manchester United

Posição: Extremo Esquerdo / Avançado

Um adversário perigoso tanto para laterais direitos como para governos de direita. Rashford será sempre aplaudido por forçar duas reviravoltas ao governo na questão da alimentação infantil e combate à pobreza. Ajudou a arrecadar milhões de libras para financiar refeições escolares e lançou um clube do livro para promoção da alfabetização entre as crianças. Dentro de campo tem sido menos eficaz, recentemente, a ter dificuldade em encontrar o seu potencial de outrora. Michael Owen, antigo ponta de lança do Manchester United, está entre os que acredita que Rashford está no seu melhor quando joga pela esquerda, num tridente ofensivo, ao invés de jogar pelo meio. As suas finalizações podem ser irregulares, e Thierry Henry está entre os críticos que fazem fila, mas Gareth Southgate resiste a essas opiniões. A verdade é que, no seu melhor, Rashford faz lembrar Henry, algo impossível de prever quando começou a jogar futebol, como guarda-redes, pelos Fletcher Moss Rangers, na cidade de Manchester. Seguiu-se a mudança para a academia do United e, por essa altura, a vida de Rashford começava a seguir o caminho da filantropia e do ativismo político, como um de cinco irmãos criados por uma mãe solteira que tinhas vários trabalhos, e que não comia para que os seus filhos pudessem ser alimentados.

12
Kieran Trippier (AP)

KIERAN TRIPPIER

Data de nascimento: 19/9/1990

Clube: Newcastle United

Posição: Lateral Direito

O capitão do Newcastle foi a primeira contratação de Eddie Howe em janeiro último, e provou-se um bom investimento pagar 13,8 milhões de euros (12 milhões de libras) para o tirar do Atlético de Madrid. «As prestações do Kieram têm sido incríveis”, diz o técnico do Newcastle. «E igual tem sido o seu impacto dentro e fora do campo, a sua liderança é extraordinária». Passou a maior parte do último ano a elevar a fasquia em St James’ Park, e as lesões de alguns concorrentes diretos fazem com que este lateral tecnicamente seguro, quase igualmente apto a atacar e a defender, possa ser a primeira escolha de Inglaterra para a lateral direito, no Qatar.

Ao vê-lo jogar torna-se fácil perceber porque é um dos favoritos de Gareth Southgate. Adepto do Manchester United em criança, o natural de Bury chegou a ser recrutado para a academia do Manchester City, mas não fez uma única aparição pela equipa principal, antes de assinar pelo Burnley e depois passar por Tottenham e Atlético de Madrid.

Em Espanha tornou-se no primeiro inglês a vencer La Liga desde David Beckham, em 2007. 'Trips' é apenas o terceiro inglês, depois de Sir Bobby Charlton e Gary Lineker, a ter marcar na meia-final de um Mundial. Southgate podia certamente regozijar-se com a repetição, no Qatar, do livre à Beckham com que brindou a Croácia, em 2018.

13
Nick Pope - Inglaterra (AP)

NICK POPE

Data de nascimento: 19/4/1992

Clube: Newcastle

Posição: Guarda-Redes

Pode não ser tão bom a jogar com os pés como Pickford, mas tem sido excelente desde que trocou o Burnley pelo Newcastle de Eddie Howe a troco de 11,5 milhões de euros. O fantástico guardião que 'roubou' o lugar ao popular Martin Dubravka em St James’ Park percorreu um longo caminho desde os seus dias de amador no Bury Town, em Suffolk, nos quais também trabalhava como leiteiro, e começava as suas rondas às 4 da manhã. Seguiu-se depois a dispensa pelo Ipswich, aos 16 anos, para este natural de Cambridgeshire. Três anos depois ingressou no Charlton e começou a tirar o curso de Ciências do Desporto na Universidade de Roehampton. Seguiram-se empréstimos no Harrow, Welling, Cambridge United, Aldershot, York e Bury antes de assinar pelo Burnley, em 2016. Depois de uma época na equipa de reservas, Pope aproveitou a ribalta em 2017/2018: não só apareceu na equipa principal, como somou 12 jogos sem sofrer golos, tornando-se o jogador da época dos ‘Clarets’, o que ditou a primeira chamada à seleção.

14
Kalvin Phillips (AP)

KALVIN PHILLIPS

Data de nascimento: 2/12/1995

Clube: Manchester City

Posição: Médio

Uma cirurgia no ombro deixou o 'Pirlo de Yorkshire' a lutar contra o tempo para chegar ao Mundial. Ainda por se estabelecer no meio-campo do Manchester City, após deixar o Leeds a troco de 52 milhões de euros (45 milhões de libras), Phillips tornou-se um dos jogadores-chave para Gareth Southgate no Euro 2020. Na altura era já um herói de culto no seu clube local, Leeds, no qual Marcelo Bielsa transformou o seu futebol. Quando o argentino chegou a Elland Road, não demorou muito a informar Phillips que necessitava de este teria de passar de box-to-box a âncora da equipa. Provou ser uma mudança inspirada para o jogador que cresceu em Armley – na área de Leeds, que produziu também Alan Bennett. Os anos de formação de Phillips foram passados a jogar nos “campos moles” de terra, junto a uma fábrica de cogumelos, antes de se juntar ao Leeds, quando tinha 14 anos. Estava também elegível para representar a Jamaica e República da Irlanda, mas está imensamente orgulhoso por poder vestir a camisola de Inglaterra.

15
Eric Dier - Inglaterra (AP)

ERIC DIER

Data de nascimento: 15/1/1994

Clube: Tottenham Hotspur

Posição: Defesa Central / Médio Defensivo

Já admitiu que falhar o Euro 2020, por decisão de Gareth Southgate, reacendeu a sua carreira. Isso e a chegada de Antonio Conte ao Tottenham. «Para além do Mauricio Pocchetino, quando chegou aos Spurs, o Conte teve maior impacto na minha carreira do que qualquer outro treinador», disse. «Tacticamente, fisicamente e mentalmente, Conte fez uma grande diferença no meu futebol». A afeição de Southgate por linhas defensivas de três ajuda Dier, que também pode jogar no meio-campo, mas que tem brilhado no coração do trio central com o técnico italiano dos Spurs. Quando se estreou na seleção, em 2015, pareceu estranhamente apropriado, já que o seu avô, Ted Croker, foi secretário da federação de 1973 a 1989. Natural de Cheltenham, Gloucestershire, Eric cresceu em Portugal, tendo-se mudado com os seus cinco irmãos quando tinha 7 anos, uma vez que a mãe arranjou trabalho na Logística e Hospitalidade do Euro 2004. Depois de um ano no Algarve, a família decidiu permanecer no país e mudou-se para Lisboa, onde Dier começou a sua carreira no Sporting. A sua fluência em português deu jeito quando José Mourinho assumiu o comando do Tottenham.

16
Conor Coady (AP)

CONOR COADY

Data de nascimento: 25/2/1993

Clube: Everton 

Posição: Defesa Central

Quando os jogos da Premier League eram disputados à porta fechada, tornou-se evidente que Coady possui uma voz pujante e não tem medo de a usar. Essa vontade de falar não está restrita ao relvado. Nascido em St. Helens e adepto do Liverpool na infância, foi formado na academia dos «reds», mas atualmente joga no rival Everton, por empréstimo do Wolverhampton. Tem sido uma força tal nas campanhas anti-homofobia e anti-discriminação que, em 2021, venceu o prémio “Aliado do Ano” nos prémios LGBT ingleses. Acredita que não tardará muito até ser 'normal' para os clubes de topo alinharem com jogadores abertamente gay. O seu conforto a jogar numa linha de três defesas, em 2020 – para não falar da sua excelente comunicação e organização – fizeram com que fosse o primeiro jogador do Wolves a representar a seleção desde Steve Bull, em 1990. Muitas vezes comparado a John Terry, era elegível para representar a Irlanda, devido às origens de um avô, mas o seu coração estava decidido a representar a Inglaterra. O Everton espera converter o seu empréstimo numa transferência definitiva no próximo verão.

17
15.º Bukayo Saka (Arsenal), 100 ME

BUKAYO SAKA

Data de nascimento: 5/9/2001

Clube: Arsenal

Posição: Avançado / Médio Ofensivo

Cresceu em Ealing, com os seus pais a fixarem-se em West London depois de emigrarem da Nigéria. Decidiram chamar Bukayo ao filho já que, em iorubá, língua do sul da Nigéria, significa «acrescentar à felicidade», e os adeptos do Arsenal dirão que tem feito jus ao próprio nome. Destaca-se pela inteligência dentro e fora de campo: Saka teve quatro “A+” e três “A” nos exames de secundário, incluindo um “A+” em Gestão. Durante os seus anos na academia do Arsenal, foi inspirado pelo exemplo de Jack Wilshere. «Via uma fotografia do Jack na parede da academia todos os dias e dizia para mim próprio que era possível chegar à equipa principal. Mostrou-me o caminho», diz um jogador quase “total” que começou como ala, mas também capaz de alinhar como lateral esquerdo, ala, no meio-campo ou como avançado. Canhoto tecnicamente dotado, sente-se em casa no flanco direito. Saka está, provavelmente, melhor entregue no ataque, a partir do corredor, onde pode utilizar a rara habilidade para receber no meio-campo e acelerar o jogo enquanto mostra o seu controlo de bola e qualidade de drible. Devoto cristão, uma das forças criativas da equipa de Mikel Arteta possui uma humildade refrescante, mas as suas capacidades de liderança mostram-se cada vez mais importantes, também.

18
Trent Alexander-Arnold - Inglaterra (AP)

TRENT-ALEXANDER ARNOLD

Data de nascimento: 7/10/1998

Clube: Liverpool

Posição: Lateral Direito

Apelidado de “Grandmaster” pelos seus colegas, em Anfield, o lateral apaixonado por xadrez andou numa corrida contra o tempo para apanhar o voo inglês para o Qatar. Recuperado de lesão, Alexander-Arnold espera agora mostrar novamente a habilidade que fez com que Cafu, campeão mundial pelo Brasil, o descrevesse como «sensacional, tecnicamente brilhante», e «um raro talento com o estilo brasileiro». Alexander-Arnold, que passou toda a sua vida em Liverpool, onde está fortemente envolvido em ações de caridades em Merseyside, diz que jogar xadrez ajudou com a sua concentração dentro de campo, e que é suficientemente bom no jogo para ter defrontado o campeão do mundo, Magnus Carlson, num encontro especial em 2018. Alexander-Arnold perdeu esse jogo, mas os seus colegas de seleção não vão arriscar desafiá-lo para um duelo no tabuleiro, em Doha. Embora persistam algumas interrogações – por vezes significantes – em relação à sua qualidade defensiva, o antigo extremo destaca-se no ataque. Gary Neville descreveu-o como «o melhor lateral direito a passar a bola». A primeira namorada de Sir Alex Ferguson, Doreen Carling – namoraram por ano e meio, antes desta se mudar para Nova Iorque e casar com outra pessoa – tornar-se-ia a avó materna de Alexander-Arnold.

19
14.º: Mason Mount - 100,3 milhões de euros

MASON MOUNT

Data de nascimento: 10/01/1999

Clube: Chelsea

Posição: Médio Ofensivo

Parece um médio renascido desde que Graham Potter sucedeu a Thomas Tuchel no comando do Chelsea, com Gareth Southgate à espera de colher os benefícios no Qatar. Seguramente o maior protegido de Frank Lampard na sua passagem por Stamford Bridge, o incrivelmente maduro Mason Mount brilhou inicialmente sob o comando de Thomas Tuchel, com o alemão a descrevê-lo como o «pacote completo» e Potter, agora, a enfatizar: «O Mason adora jogar futebol e não podes medir isso». Por estes dias o Chelsea parece, novamente, jogar significativamente melhor com ele no onze. Nascido em Portsmouth – o talentoso médio dos Pompey, tornado treinador interino do Bournemouth, Gary O’Neill, era o nome nas costas da sua primeira camisola de futebol –, chegou à equipa principal do Chelsea depois de empréstimos ao Vitesse e Derby County. Declan Rice, médio do West Ham e da seleção inglesa, é o seu melhor amigo, e diz que Mount gosta muito de comer. «O trolley dele é como uma sala de snacks», disse Rice durante uma concentração da seleção. «Está sempre cheio de fome». Apareceu originalmente como um '8' no 4x3x3 de Frank Lampard, quer no Derby, quer no Chelsea, tem jogado agora como um dos dois números '10' da equipa londrina, atrás do ponta-de-lança solitário, mas a sua versatilidade assegura que pode brilhar em qualquer um dos papéis.

20
6.º: Phil Foden - 124 milhões de euros

PHIL FODEN

Data de nascimento: 28/5/2000

Clube: Manchester City

Posição: Médio Ofensivo

Quando Foden tinha 19 anos, Pep Guardiola classificou-o como «o mais talentoso» jogador que alguma vez viu, e desde aí o esquerdino raramente desapontou o treinador do Manchester City. E responde por dois nomes, já que o pai também se chama Phil, pelo que a família trata-o por Ronnie desde a infância. Ele e o pai são muito próximos, de resto, e passam o tempo livre a pescar. De facto, Phil Foden perdeu a sua primeira celebração após ganhar a Premier League para estar com o pai no rio. No relvado, o futebol de Foden sugere que seja tão espanhol quanto Guardiola. Na verdade, é natural de Stockport, mas o seu fenomenal primeiro toque, equilíbrio, controlo de bola e, talvez mais que tudo, elegância, distinguem-no dos restantes médios. Disse recentemente que o seu sucesso é muito devido ao seu treinador, referindo que se tornou «dez vezes mais jogador» desde que Guardiola, a sua alma gémea futebolística, o começou a treinar. Adepto do City desde menino, Foden era apanha-bolas nos jogos da equipa principal e idolatrava Sergio Agüero. Mal sabia ele que o argentino um dia se iria tornar num amigo.

21
Ben White (foto Inglaterra)

BEN WHITE

Data de nascimento: 8/10/1997

Clube: Arsenal

Posição: Lateral Direito / Defesa Central

A versatilidade de White, a jogar como lateral direito ou como central, foi bem-vinda por Gareth Southgate. O selecionador deu conta, evidentemente, do papel do jogador no grande início de temporada do Arsenal, mas a época de revelação veio numa campanha pelo Leeds, por empréstimo do Brighton, na época 2019/2020. White brilhou aí, sendo que a equipa de Marcelo Bielsa terminou com um exílio de 16 anos e regressou à Premier League. O defesa deu créditos ao idiossincrático argentino como tendo «melhorado radicalmente» o seu futebol. Trabalhar com Graham Potter no Brighton também não lhe fez nada mal, enquanto que outros empréstimos, a Newport County e Peterborough, o prepararam melhor para os desafios seguintes. O ex-treinador do Newport, Michael Flynn, descreveu White como «o melhor jogador emprestado da história do clube». Durante essa estadia no sul de Gales – onde o caril indiano se tornou a sua refeição pré-jogo –, White ajudou o Newport a obrigar o Tottenham a repetir o duelo da 4.ª eliminatória da FA Cup, em janeiro de 2018. Depois da partida descreveu ter enfrentado Harry Kane como «fantástico», acrescentando: «Sinto que segurei o meu terreno contra ele». O que ninguém percebeu foi que iriam reviver esses duelos durante os treinos da seleção inglesa, pouco tempo depois. O rapaz de Poole, em Dorset, cresceu muito desde a rejeição pelo Southampton e consequente mudança para o Brighton, aos 16 anos.

22
Jude Bellingham e Ilkay Gundogan no Inglaterra-Alemanha da Liga das Nações

JUDE BELLINGHAM

Data de nascimento: 29/6/2003

Clube: Borussia Dortmund

Posição: Médio

Bellingham estilhaçou um recorde com 49 anos, quando se estreou pelo Birmingham em 2016, aos 16 anos e 38 dias, destronando Trevor Francis como o mais novo da história do clube. Teve um impacto tão grande na sua única temporada na equipa principal em St Andrew’s, que o clube retirou a camisola número 22 quando se mudou para o Borussia Dortmund, no fim da época. Essa transferência quebrou outro recorde, com os 30 milhões de euros (26 milhões de libras) pagos pelo clube alemão pelo jogador de 16 anos. O jovem de Stourbridge rapidamente se adaptou à Bundesliga, tornando-se indiscutível no onze do Dortmund. Foi uma grande mudança para um adolescente que só começou a jogar futebol aos sete anos e que, mesmo nessa altura, «nem gostava muito». O seu pai, Mark, é sargento em West Midlands e foi um prolífico goleador da região no futebol amador. Versátil e imprevisível, Jude possui elevado calibre técnico, foi abençoado com um rápido jogo de pés, grande qualidade de passe e cérebro futebolístico. A sua habilidade para se sentir igualmente confortável como número 6 ou 8, jogando também entre-linhas, representa uma significativa vantagem.

23
Aaron Ramsdale - Inglaterra (AP)

AARON RAMSDALE

Data de nascimento: 14/5/1998

Clube: Arsenal

Posição: Guarda-Redes

Agora o indiscutível número 1 do Arsenal, Ramsdale tem desempenhado um papel fulcral no sucesso da equipa de Mikel Arteta na presente temporada. Anda de vento em popa desde que trocou o Sheffield United pelo Arsenal, numa transferência de 34,6 milhões de euros (30 milhões de libras), em 2021. Não é exagero dizer que Ramsdale cresceu muito desde os dias no Bournemouth, clube em que chegou a ser dispensando de uma convocatória pelo então treinador, Eddie Howe, por perder a partida do autocarro de equipa para um jogo frente ao Chelsea, em Stamford Bridge, depois de adormecer. Nascido e criado em Stoke, começou a carreira no Sheffield United, mudando-se para o Bournemouth em 2016, por 920 mil euros (800 mil libras). Ramsdale regressou a Bramall Lane a troco de 21.3 milhões de euros (18.5 milhões de libras), quatro anos depois, mas, apesar de algumas grandes exibições, foi impotente para evitar a despromoção da equipa de Chris Wilder ao Championship. O Emirates acenou, mas, tal como Pickford e Pope, Ramsdale teve anos duros antes de chegar ao estrelato, completando empréstimos no Chesterfield e no Wimbledon, quando estava vinculado ao Bournemouth.

24
Callum Wilson - Inglaterra (AP)

CALLUM WILSON

Data de nascimento: 27/2/1992

Clube: Newcastle United

Posição: Ponta-de-lança

O avançado do Newcastle pode ser propício a lesões, mas pode ser também considerado o substituto mais natural para Harry Kane. Wilson fez nome no Bournemouth, onde foi orientado pela primeira vez por Eddie Howe, e em 2018 tornou-se no primeiro jogador do clube a marcar por Inglaterra. Esse golo surgiu numa vitória frente aos EUA, por 3-0, em particular disputado em Wembley, e foi o único golo de Wilson pela seleção até à data. Não que o jogador que apresenta um podcast imensamente popular, com Michael Antonio, do West Ham, tenha dificuldades a encontrar a baliza pelo seu clube. De facto, Wilson tem quase um golo a cada dois jogos em St James’ Park. Na sua infância em Coventry tinha bilhete de época em Highfield Road antes de começar a sua carreira no clube local. Embora Eddie Howe tenha lembrado repetidamente aos jornalistas que «Gareth Southgate gosta de Callum», as suas chances de chegar ao Mundial pareciam praticamente descartadas. «Tenho muita satisfação em provar que as pessoas estão erradas», diz um avançado que tem contruído para o sucesso do Newcastle.

25
James Maddison (Getty)

JAMES MADDISON

Data de nascimento: 23/11/1996

Clube: Leicester City

Posição: Médio Ofensivo

A criatividade de Maddison não está confinada aos relvados. Recentemente supervisionou a construção de uma casa de raiz e, assim que as paredes estavam erguidas e o telhado assente, trabalhou com designer de interiores, mostrando-se algo obcecado com as nuances de decoração. O antigo jogador de Coventry e Norwich admite que a sua carreira, até à data, tem sido marcada por demasiados – embora pequenos – incidentes disciplinares, mas, especialmente depois de se tornar pai, parece determinado em aproveitar ao máximo o seu incrível talento. «Quero que o meu filho olhe para o seu pai como um exemplo de que orgulha», diz um jogador que talvez não estivesse pressionado o suficiente para impressionar treinador, e que por vezes parecia estar no lado errado do limiar entre a confiança e arrogância. Ainda assim, Maddison continua no radar do treinador do Newcastle, Eddie Howe, para a lista de compras de janeiro. Um bom jogador de bilhar e dardos, é amigo próximo de Ben Chilwell do Chelsea, que é o padrinho do seu filho, e admite que a inclusão no Mundial tem sido o seu «derradeiro sonho».

26
Conor Gallagher - Inglaterra (AP)

CONOR GALLAGHER

Data de nascimento: 6/2/2000

Clube: Chelsea

Posição: Médio

Foi ao serviço dos sub-18 de Inglaterra que o departamento médico lhe detetou um batimento cardíaco irregular, que fazia o jovem médio sofrer de palpitações e tonturas. Foi submetido a uma cirurgia corretiva com sucesso e, após dois meses de fora, retomou a carreira que fez Patrick Vieira compará-lo ao seu ídolo de infância, Frank Lampard. Nascido em Epsom e criado em Great Bookham, Surrey, Gallagher pertence a uma família de adeptos do Chelsea, e juntou-se à academia do clube aos oito anos. Muitos jogadores formados no clube acabam por se perder devido ao infame sistema de empréstimos, mas cedências ao Charlton, Swansea, West Brom e Crystal Palace trouxeram o melhor da sua dinâmica no meio-campo. Um dos seus momentos de maior orgulho foi no Swansea, quando Lampard, então treinador em Stamford Bridge, lhe mandou uma mensagem a dizer: «Muito bem, o teu talento não está a ser ignorado». E agora Gareth Southgate também está a ver isso.

 

Textos de Louise Taylor, que escreve para o The Guardian.

 

Maisfutebol
Marrocos: os jogadores 19 nov 2022, 14:04
Canadá: os jogadores 19 nov 2022, 11:15
Japão: os jogadores 19 nov 2022, 00:17
Alemanha: os jogadores 18 nov 2022, 23:12
Costa Rica: os jogadores 18 nov 2022, 22:34
Espanha: os jogadores 18 nov 2022, 21:22
Tunísia: os jogadores 18 nov 2022, 20:30
Dinamarca: os jogadores 18 nov 2022, 18:58
Austrália: os jogadores 18 nov 2022, 17:28
Croácia: os jogadores 18 nov 2022, 16:13
França: os jogadores 18 nov 2022, 01:10
Sérvia: os jogadores 17 nov 2022, 16:34
Bélgica: os jogadores 17 nov 2022, 15:08
Polónia: os jogadores 16 nov 2022, 19:46
Suíça: os jogadores 16 nov 2022, 13:36
México: os jogadores 15 nov 2022, 22:51
Argentina: os jogadores 15 nov 2022, 20:48
Gana: os jogadores 15 nov 2022, 16:54
Camarões: os jogadores 15 nov 2022, 15:46
Uruguai: os jogadores 15 nov 2022, 00:53
EUA: os jogadores 15 nov 2022, 00:38
Irão: os jogadores 14 nov 2022, 23:24
Brasil: os jogadores 10 nov 2022, 22:31
Senegal: os jogadores 8 nov 2022, 09:35
Equador: os jogadores 7 nov 2022, 22:19
Qatar: os jogadores 7 nov 2022, 11:47
Portugal: os jogadores 2 nov 2022, 00:32