Maisfutebol

Qatar: os jogadores

1
SAAD AL SHEEB (AP)

SAAD ALSHEEB

DATA DE NASCIMENTO: 19/2/1990

CLUBE: Al Sadd

POSIÇÃO: Guarda-Redes

Produto da aclamada Aspire Academy – pioneira para jovens atletas no Qatar –, Alsheeb é a robustez da equipa. Foi fantástico na Taça Asiática de 2019, sem golos sofridos em seis dos sete jogos, com um rol de defesas extraordinárias. É o polvo, como os árabes gostam de chamar os guarda-redes distintos, e frente aos Emirados Árabes Unidos, na meia-final desse torneio, esticou os tentáculos por toda a baliza. O seu lugar na seleção esteve em risco, a dada altura, a favor de Meshaal Barsham, depois de Xavi parecer favorecê-lo no Al Sadd, mas provou que tem créditos firmados. O jogador de 32 anos será duro de bater, quer para Barsham, quer para os avançados.

2
Pedro Correia (Ró Ró)

PEDRO MIGUEL (RÓ-RÓ)

Data de nascimento: 6.8.1990

Clube: Al Sadd

Posição: Defesa Central

«Rema, rema suavemente o barco pelo riacho», diz a antiga canção de embalar. Mas não há nada gentil com Pedro “Ró-Ró” Miguel. O defesa nascido em Portugal está no Qatar desde 2011, depois de se mudar do país de origem para o Al Ahli Doha. Agora no Al Sadd, tem sido um elemento regular desde que se estreou pelo Qatar, em 2016. Francamente, Ró-Ró é como um tanque, frequentemente a sair da defesa. É tecnicamente limitado, pelo que a mudança para uma linha de três, e de lateral direito para central, favoreceu-o. Mas a sua versatilidade, como lateral, central ou médio defensivo, faz dele uma figura necessária na equipa.

3
ABDULKARIM HASSAN (AP)

ABDELKARIM HASSAN

Data de nascimento: 28/8/1993

Clube: Al Sadd

Posição: Lateral Esquerdo

«Sonha hoje que amanhã brilharás». Foi o tweet marcante de Hassan após acrescentar a Taça Asiática ao seu prémio de jogador asiático do ano em 2018. Brilhou mais do que qualquer outro jogador do Qatar nos últimos anos. Com um pé esquerdo letal, dá a energia de um John Arne-Riise desta geração, tal é a tendência para dar uma 'paulada' na bola. Mas o defesa oferece muito mais do que os seus remates supernova. É elegantemente rápido – como Yaya Touré – e dotado tecnicamente, mostrando inteligência a adaptar-se ao novo sistema de três centrais depois do aparecimento do talentoso Al-Amin. Hassan é apelidado de «lançador de chamas» e as equipas vão conseguir distinguir a ameaça que ele constitui, caso progrida do seu papel de central pela esquerda.

4
MOHAMEED WAAD

MOHAMEED WAAD

Data de nascimento: 18.9.1999

Clube: Al Sadd

Posição: Médio

Apesar de ter falhado a maior parte da última época do Al Sadd por lesão, o jovem médio tem a chance de competir pela titularidade no Mundial. A sua versatilidade nos três papéis do meio-campo torna a perspetiva atrativa, bem como a sua calma, um contraste completo do seu pai. Waad Abdulwahab Jadoua era guarda-redes, herói nos penaltis pelo Iraque, com uma famosa cabeça quente. Depois de se mudar para o Qatar para se tornar treinador de guarda-redes, quando terminou a carreira, deu ao mundo as boas-vindas aos gémeos Fahad e Mohammed. Ambos jogam na QSL: Fahad é lateral direto do Al Shamal, mas optou por representar o Iraque, enquanto que Mohammed escolheu o país em que nasceu.

5
TAREK SALMAN (AP)

TAREK SALMAN

Data de nascimento: 5/12/1997

Clube: Al Sadd

Posição: Defesa Central

O Qatar foi abençoado com jogadores de qualidade técnica, mas muitos são propícios a cometer erros ocasionais. Salman tem historial de erros defensivos sob pressão, no ar ou no solo, mas é um jogador interessante de seguir. Bom na posse e assertivo a construir deste trás, tecnicamente é soberbo, mas é fisicamente frágil e isso faz dele um alvo, podendo ser o calcanhar de Aquiles para o Qatar.

6
ABDULAZIZ HATIM

ABDULAZIZ HATEM

Data de nascimento: 28/10/1990

Clube: Al Rayyan

Posição: Médio

Os momentos memoráveis de Hatem na Taça Asiática de 2019, após marcar na meia-final e final, deram-lhe reputação de jogador para momentos importantes. É perigoso na longa distância e disse, em entrevistas, que os seus golos à distância - tal como um eletrizante contra El Salvador, nos quartos de final da Gold Cup -, são propositados, uma vez que fica a treiná-los. Motor crucial no meio-campo de três de Félix Sánchez, Hatem é o primeiro a receber a bola da defesa, mas a sua qualidade defensiva estará sob intenso escrutínio no Mundial.

7
AHMED ALAAELDIN (Getty)

AHMED ALAAELDIN

Data de Nascimento: 31/1/1993

Clube: Al Gharafa

Posição: Avançado

Alaaeldin tem tido um fantástico elemento de apoio durante a sua carreira no Al Gharafa. Foi servido por Wesley Sneijder e concorreu pelo lugar com Mehdi Taremi, agora no FC Porto. Encontra-se num lugar secundário relativamente a Almoez Ali, mas faz parte da história de origem deste plantel.

No Egito ou és médico ou engenheiro, e pai de Ahmed era engenheiro, precisamente, mudando-se para o Qatar em busca de trabalho quando o jogador tinha 10 anos. Cresceu na Aspire Academy, mas nas entrevistas ainda transparece o seu sotaque egípcio.

8
ALI ASAD

ALI ASAD

Data de nascimento: 19/1/1993

Clube: Al Sadd

Posição: Médio ofensivo

Asad tem uma história interessante: os seus pais são iraquianos e nasceu no Bahrain, antes de se mudar para o Qatar no fim dos anos 2000. Cresceu como puro futebolista de rua, e há uma bela mística neste tipo de jogadores, cuja educação advém dessas origens tão cruas. Isso explica porque é tão expressivo dentro de campo, mas muito tímido fora dele. Teve o privilégio de jogar ao lado de Xavi e de ter a sua tutela como treinador no Al Sadd, o que refinou o seu futebol.

9
MOHAMMED MUNTARI

MOHAMMED MUNTARI

Data de nascimento: 20/12/1993

Clube: Al Duhail

Posição: Avançado

Há duas coisas que saltam à vista em Muntari: a sua estatura (1,94m) e o seu sorriso contagiante. «Vive, ama e sorri», lê-se na sua bio no Instagram, e representa fielmente a figura que é no balneário. Tem havido muitos sorrisos durante a sua carreira no Qatar, uma vez que o avançado nascido no Gana tem 13 golos em 43 jogos pelo país adotado. É um bom jogador para ver em ação, e é habilidoso e tecnicista, ao contrário dos avançados mais possantes. Será suplente de Almoez Ali, sendo que pode jogar atrás do mesmo.

10
HASSAN AL-HAYDOS (AP)

HASSAN ALHAYDOS

Data de nascimento: 11/12/1990

Clube: Al Sadd

Posição: Médio ofensivo

Em Doha, enormes posters da realeza do futebol prontas a aterrar no Qatar descem de elevadas torres. Entre Salah ou Manuel Neuer está o recordista de presenças pelos Al Annabi, Alhaydos. E não é surpresa, sendo que o pequeno criativo tem sido gigante pelo Qatar. O capitão da seleção passou toda a sua carreira no Al Sadd, vencendo 18 troféus, incluindo a Liga dos Campeões asiática de 2011, e o terceiro lugar no Mundial de clubes do mesmo ano. Alhaydos é um operador suave, dêem-lhe espaço e vai abrir as defesas com um toque ou passe de categoria. Fará 32 anos em dezembro e recua cada vez mais para ajudar defensivamente, portanto pode ser fisicamente dominado contra meio-campos mais fortes. É, felizmente, um competidor tenaz.

11
AKFRAM AFIF (AP)

AKRAM AFIF

Data de nascimento: 18/11/1996

Clube: Al Sadd

Posição: Extremo Esquerdo

O melhor jogador do Médio Oriente? Salah Al Dawsari da Arábia Saudita tem uma palavra a dizer, mas o desbocado Afif falou bastante – com a boca e com os pés – desde que entrou nesse debate, como adolescente. O extremo esquerdo de cabelo eletrizante fez um percurso incomum para um talento desta parte do mundo, jogando pelas equipas jovens de Sevilha e Villarreal. Assinou pelo 'submarino amarelo' aos 19 anos e tornou-se no primeiro qatari a jogar na Liga espanhola, durante o empréstimo ao Sporting Gijón. Foi no Al Sadd que o seu melhor futebol chegou, batendo defesas, fazendo assistências e marcando regularmente. O jogador asiático do ano em 2019 é a superestrela do Qatar e a jóia da Aspire Academy, e estará desesperado para brilhar em casa.

12
KARIM BOUDIAF (AP)

KARIM BOUDIAF

Data de nascimento: 16/9/1990

Clube: Al Duhail

Posição: Médio Defensivo

A experiência e familiaridade são, talvez, as principais armas do Qatar, com quatro membros do núcleo a chegar aos 100 jogos. Boudiaf (112, na partida para o Mundial) junta-se a Al Haydos (166), Hassan (125) e Khoukhi (102) no clube dos centenários, e o jogador de 32 anos possui a mesma determinação dos restantes. Um médio defensivo incansável, Boudiaf privilegia o lado físico do jogo, e está sempre nos calcanhares adversários para lhes retirar a bola. O capitão do Al Duhail é bastante ponderado e composto, portanto devem guiar-se por ele para manter a equipa calma quando estiverem sob perigo.

13
MUSAB KHEDER (Getty)

MUSAAB KHIDIR

Data de nascimento: 26/9/1993

Clube: Al Sadd

Posição: Lateral Direito

Khidir é uma grande figura no balneário. É gigante no Snapchat e conhecido por dar aos adeptos uma vista de dentro do futebol no Qatar, do treino ao balneário, em conversas e brincadeiras com os colegas. No relvado é um motor. É outro jogador reconhecido por Xavi, que pediu que o seu empréstimo ao Al Arabi fosse interrompido para voltar ao Al Sadd em 2020. Os dois tinham uma forte relação, sendo que Khidir chamava “The Special One” ao espanhol, depois do triplete de troféus domésticos, após regressar do seu encurtado empréstimo.

14
HAMMAM AL AMIN (Getty)

HOMAM AHMED

Data de nascimento: 25/8/1999

Clube: Al Gharafa

Posição: Lateral Esquerdo

Tem sido impressionante no Al Gharafa, e o técnico Félix Sánchez mudou um dos seus melhores jogadores para o acomodar na equipa. Não surpreende, na verdade. Foi o melhor jogador jovem da Qatar Stars League na época passada, por larga margem, e venceu o prémio de estreante do ano com 59 por cento dos votos totais. Foi dito que o Al Duhail estava interessado, mas o Al Gharafa teve o passo incomum de 'tweetar' que nunca venderia um dos seus – um ato justificável de desafio. A jogar como ala direito na seleção, já marcou dois brilhantes golos pelos Al Annabi: um remate de ângulo apertado frente às Honduras, na Gold Cup, e depois um grande slalom frente ao Luxemburgo. Esperem que a bola seja canalizada pelo flanco esquerdo regularmente.

15
BASSAM AL RAWI (AP)

BASSAM ALRAWI

Data de nascimento:  16/12/1997

Clube: Al Duhail

Posição: Defesa Central

Há uma tendência no tecido da defesa do Qatar, que faz com que sejam ambos ‘de seda’, mas também com o risco de falhar. A linha defensiva é composta por jogadores que foram convertidos de posições mais progressivas e, embora confortáveis com a bola, não se sentirão tão bem sem ela. Alrawi é outro ex-médio convertido em defesa e costuma fazer a ligação entre a defesa e o miolo. Tem grande resistência e é combativo para um jogador baixo (1.75 metros), para além de um implacável batedor de livres, embora raramente tenha essa oportunidade na presença de Hassan Al Haydos.

16
BOUALEM KHOUKHI (AP)

BOUALEM KHOUKHI

Data de nascimento: 7/9/1990

Clube: Al Sadd

Posição: Defesa Central

Quantos jogadores começaram a carreira como alas e tornaram-se centrais? Não muitos, mas Khoukhi foi de marcar hat-tricks – veja o que marcou pelo Al Arabi frente ao Al Wakrah, para uma lição de boa finalização – a enxotar avançados pelo Al Sadd. Não perdeu os dotes de finalização, com 20 golos em 101 jogos pelo Qatar, mas o jogador de 32 anos é o pilar da tríade defensiva de Félix Sanchez. Organizador e grande comunicador, o central nascido na Argélia é defensivamente proativo e progressivo no ataque. As oportunidades para o Qatar podem ser poucas neste torneio, sendo que a sua habilidade nas bolas paradas pode ser crucial.

17
ISMAEEL MOHAMMAD

ISMAIL MOHAMAD

Data de nascimento: 5.4.1990

Clube: Al Duhail

Posição: Extremo Direito

Mohamad é, genuinamente, um dos favoritos dos adeptos. É conhecido pela sua generosidade dentro de campo, tirando tempo para cumprimentar adeptos e assinar camisolas. É uma verdadeira 'personagem', que reagiu às notícias de que a Arábia Saudita e o Qatar reataram laços com um tweet que dizia «até já» à sua mãe saudita. É um médio trabalhador que pode jogar como ala ou extremo no 3-5-2 de Félix Sánchez. Olhem para ele e para o seu festejo, os “óculos”, caso consiga marcar.

18
KHALID MUNEER

KHALID MUNEER

Data de nascimento: 25/02/1998

Clube: Al Wakrah

Posição: Extremo Esquerdo

“Al Fanan” é a alcunha dada a Muneer pelos adeptos do Al Wakrah, que se traduzir como “O Artista". Dá uma boa indicação do jogador que é. Tal como a sua celebração, com uma série de acrobacias, ao jeito de Nani. Apareceu recentemente na seleção, mas marcou num amigável contra a Jamaica, em agosto, para fortalecer a sua presença no Mundial.

19
ALMOEZ ALI

ALMOEZ ALI

Data de nascimento: 19/08/1996

Clube: Al Duhail

Posição: Avançado

A recompensa de Almoez Ali por ser o melhor marcador da Gold Cup no ano passado? Um bonito bolo. É uma recompensa apropriada para um avançado açucarado, um dinâmico goleador que se tornou o primeiro jogador de sempre a marcar em três torneios de três continentes diferentes, apontando o primeiro de quatro golos frente ao Panamá, na Gold Cup, acrescentando ao registo na Copa América e Taça Asiática. Essa última serve de indicador para a sua qualidade, tendo guiado o Qatar para o sucesso na competição, ao marcar um delicioso pontapé de bicicleta na vitória por 3-1 frente ao Japão. Esse golo, o seu 9.º no torneio, foi um novo recorde, batendo a marca de Ali Daei. O maior goleador do seu país, é um jogador que consegue deixar os adversários pelo caminho, se lhe derem espaço, mas pode ficar preso contra equipas organizadas em bloco baixo.

20
SALEM AL HAJRI (AP)

SALEM ALHAJRI

Data de nascimento: 10/4/1996

Clube: Al Sadd

Posição: Médio Defensivo

Como parte da formação da Aspire Academy, os jogadores são enviados para clubes espanhol em idades precoces, e Alhajri juntou-se a Abdulkarim Hassan no Celta de Vigo, dos sub-11 aos sub-16. Essas lições no futebol espanhol ficaram até aos dias de hoje, sendo que Alhajri é um médio completo. Foi estrela na equipa que venceu surpreendentemente a Taça Asiática em 2019, e recuperou bem de lesões para figurar no plantel de Félix Sánchez. Partilha exatamente o mesmo nome que o famoso fotógrafo de viagens do Kuwait.

21
YOUSEF HASSAN (Getty)

YOUSOF HASSAN

Data de nascimento: 24/5/1996

Clube: Al Gharafa

Posição: Guarda-Redes

A Aspire Academy há muito que consome o conhecimento do futebol espanhol, com vários jogadores direcionados para clubes espanhóis nas camadas jovens, mas essa estratégia quase descarrilou o desenvolvimento de Hassan. Um empréstimo de dois anos ao Villarreal, em 2012, foi arruinado por lesões, mas desde que ingressou no Al Gharafa, em 2016, que tem mostrado momentos de brilhantismo. Mas a sua carreira, ainda assim, teve altos e baixos: uma grande prestação na Taça Asiática sub-19 foi seguida por um torneio equivalente no banco, nos sub-23. Teve uma oportunidade na equipa principal como parte da rotação recente, mas está firmemente abaixo de Al Sheeb e Barsham.

22
MESHAAL BARSHAM (Getty)

MESHAAL BARSHAM

Data de nascimento: 14/2/1998

Clube: Al Sadd

Posição: Guarda-Redes

Barsham elevou a fasquia para Al Sheeb, na Taça Árabe de dezembro. Para os que não estão a par, o guarda-redes é o irmão mais novo do medalhado de ouro nos Jogos Olímpicos no salto em altura, o herói Mutaz Barshim, mas 'encolheu' o seu irmão mais velho ao fortalecer a sua reputação futebolística contra o Egito, para arrecadar a medalha de bronze. Foi o ponto alto da sua carreira até então e, embora esteja a pressionar Al Sheeb, só há lugar para um indiscutível titular. O tempo do guardião acrobático chegará, embora precise de corrigir alguns erros aos quais é propício, especialmente em remates de meia-distância.

23
ASSIM MADIBO (AP)

ASSIM MADIBO

Data de nascimento: 22/10/1996

Clube: Al Duhail

Posição: Médio Defensivo

A dependência dejogadores naturalizados desvaneceu nos últimos anos, graças à Aspire Academy, e Madibo é outro jogador nascido no Qatar a formar-se na universidade futebolística. Frequentemente comparado a N’Golo Kanté pela óbvia simetria física, Madibo também compensa a pequena estrutura com timing inteligente para intercetar passes e colar-se aos adversários. Outra qualidade que partilha com Kanté é a generosidade, sendo que durante a pandemia diminuiu o seu salário para ajudar os funcionários do clube. Não vai ser titular - com Karim Boudiaf a comandante-chefe do meio-campo -, mas fará tudo para ter um impacto vindo do banco.

24
NAIF ALHADRAMI

NAIF ALHADRAMI

Data de nascimento: 18/7/2001

Clube: Al Rayyan

Posição: Extremo Direito

Os qataris estão algo perplexos com a inclusão de Alhadhrami no plantel, uma vez que acabou de recuperar de uma grave lesão no joelho, contraída em abril. Mesmo assim, o jogador de 21 anos ainda está extremamente 'verde', e tem muito a provar pelo Al Rayyan, tendo contribuído com apenas seis golos em 50 presenças, sem contar com a seleção nacional. A sua inclusão parece ter um motivo mais experimental por trás, oposta à ideia de ser um jogador do qual se espere algum tipo de impacto no torneio.

25
JASSEM GABER (AP)

JASSEM GABER

Data de nascimento: 20/2/2002

Clube: Al Arabi

Posição: Médio Defensivo

Há certas expressões no futebol que atravessam fronteiras, e uma delas é os jogadores defensivos colocarem os adversários «no bolso». Gaber tem os bolsos cheios de jogadores da QSL nas últimas temporadas e, se forem necessários provas da sua habilidade a cercar os adversários, é olhar ao facto de ter sido o único jogador qatari a ser eleito para o melhor onze asiático da IFFHS no ano passado. O jogador de 20 anos já tem 50 jogos realizados pelo Al Arabi, um dos mais antigos e bem-sucedidos clubes do Qatar, e vai beneficiar muito da experiência de disputar o torneio.

26
Mostafa Tarek Meshaal (Getty)

MOUSTAFA TAREK

Data de nascimento: 28/3/2001

Clube: Al Sadd

Posição: Médio

Jude Bellingham do Qatar. Moustafa cresceu rápido e é um jogador muito maduro. Diz muito sobre ele que Xavi o tenha impedido de sair do Al Sadd quando, no ano passado, Tintín Marquez, técnico do Al Wakrah, queria adquiri-lo como parte do seu projeto para recrutar os melhores jovens do Qatar. A lenda do Barcelona viu o seu potencial, e Moustafa já está a corresponder. O jogador de 21 anos é o pacote completo: é rápido, forte, passa bem, tem habilidade, e está a acrescentar golos ao seu currículo depois de marcar o primeiro pelos campeões da QSL, já este ano. Não será titular no Mundial, mas deverá ter impacto vindo do banco.

 

Textos de Ali Rea, que escreve para o sport360.com

 

 

Maisfutebol
Marrocos: os jogadores 19 nov 2022, 14:04
Canadá: os jogadores 19 nov 2022, 11:15
Japão: os jogadores 19 nov 2022, 00:17
Alemanha: os jogadores 18 nov 2022, 23:12
Costa Rica: os jogadores 18 nov 2022, 22:34
Espanha: os jogadores 18 nov 2022, 21:22
Tunísia: os jogadores 18 nov 2022, 20:30
Dinamarca: os jogadores 18 nov 2022, 18:58
Austrália: os jogadores 18 nov 2022, 17:28
Croácia: os jogadores 18 nov 2022, 16:13
França: os jogadores 18 nov 2022, 01:10
Sérvia: os jogadores 17 nov 2022, 16:34
Bélgica: os jogadores 17 nov 2022, 15:08
Polónia: os jogadores 16 nov 2022, 19:46
Suíça: os jogadores 16 nov 2022, 13:36
México: os jogadores 15 nov 2022, 22:51
Argentina: os jogadores 15 nov 2022, 20:48
Gana: os jogadores 15 nov 2022, 16:54
Camarões: os jogadores 15 nov 2022, 15:46
Uruguai: os jogadores 15 nov 2022, 00:53
EUA: os jogadores 15 nov 2022, 00:38
Irão: os jogadores 14 nov 2022, 23:24
Brasil: os jogadores 10 nov 2022, 22:31
Senegal: os jogadores 8 nov 2022, 09:35
Equador: os jogadores 7 nov 2022, 22:19
Qatar: os jogadores 7 nov 2022, 11:47
Portugal: os jogadores 2 nov 2022, 00:32