O tráfego aéreo no aeroporto de Lisboa já foi restabelecido, informou a Navegação Aérea de Portugal (NAV) num comunicado divulgado pelas 09:00. Também no Porto as ligações já foram retomadas (11:00).

A nuvem de cinzas vulcânicas com origem na Islândia motivou a interdição do espaço aéreo em Lisboa desde domingo.

O Aeroporto do Porto regressou também à normalidade, sem qualquer problema nas partidas e chegadas, com excepção dos voos com origem, destino ou escala em Lisboa. Devido ao encerramento do espaço aéreo, até cerca das 09:00, em Lisboa, dois voos de longo curso provenientes do Brasil, foram deslocados para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, tendo os passageiros, seguido depois de autocarro até ao destino pretendido.

Já a circulação aérea nos Açores e Madeira continua encerrada devido à nuvem de cinzas emanadas pelo vulcão islandês, disse à Lusa o porta-voz da TAP, que apelou para os passageiros não se dirigirem para aqueles aeroportos.

«O apelo que a TAP faz aos seus passageiros é para que não se desloquem para os aeroportos, procurando obter novas informações através da comunicação social ou no «site» da TAP, em www.flytap.com», disse o porta-voz da empresa, André Serpa Soares, cita a Lusa.

Com o cancelamento de 65 voos da TAP, devido à nuvem de cinza, foram afectados cerca de 13 mil passageiros.

[Notícia actualizada às 11:30 com situação no Porto]