Quase 80 por cento dos inquiridos no estudo realizado pela Netsonda sob o nome de «Downloads na Internet» refere fazer os mesmos, sejam eles de músicas, filmes/séries ou jogos. A música é produto mais procurado na internet, confirmado por 67,7% dos inquiridos.

Pouco mais de um quinto dos inquiridos refere não fazer download de nenhum destes ficheiros.

Quando questionados porque razão não fazem download, a opção «Porque gosto de ter os objectos físicos» é a mais seleccionada para música e filmes, enquanto nos jogos prevalece a razão «Porque quando não são a pagar é incorrecto e/ou ilegal».

Em relação aos downloads de música, 75,6% refere fazê-los de forma gratuita e 22,4% refere fazê-los de forma gratuita e a pagar. Apenas 2% faz downloads de música a pagar exclusivamente.

Quando questionados sobre se compram CDs de música, independentemente de fazer downloads pagos ou gratuitos, uma esmagadora maioria (84,5%) respondeu «Sim», sendo que esta ainda é a sua maior fonte para o consumo de música.

Sobre as razões para fazer downloads de filmes/séries de TV de forma paga, 42,3% dos inquiridos refere «Porque os filmes/séries de TV dos sites pagos têm melhor qualidade».