A Energias do Brasil, sociedade detida em 64,6% pela EDP, anunciou que celebrou com o Grupo Rede um acordo de permuta de acções que prevê a troca de activos. Assim, o Grupo EDP reforça a sua posição na produção de energia eléctrica no Brasil.

Segundo o comunicado da empresa emitido na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), este acordo envolve a totalidade da participação detida na Enersul pela Energias do Brasil e as posições detidas na Rede Lajeado Energia e Investco pela Rede Energia, tal como as participações societárias detidas na Rede Lajeado e Tocantins Energia pela Rede Power.

Para a empresa «a concretização deste negócio permitirá à Energias do Brasil consolidar a sua posição na Investco, na qual detém actualmente uma participação de 27,65%», passando, desta forma, a assumir, no caso de os outros accionistas não exercerem o direito de preferência, uma participação social de 73%, assegurando-lhe uma posição de controlo e gestão da Investco, sociedade que gere a central hidroeléctrica do Lajeado, em Tocantins.

A operação integra-se no âmbito do cumprimento pela EDP dos objectivos estratégicos definidos com vista a equilibrar o seu portfolio de activos no Brasil, «mediante o aumento da sua exposição, em termos operacionais e financeiros, na área de negócio da produção de energia», rematam.

Recorde-se que a conclusão desta operação encontra-se sujeita à aprovação pela entidade reguladora do sector eléctrico brasileiro, a ANEEL, e à realização de outros actos de natureza societária e contratual decorrentes da passagem de controlo das sociedades objecto do negócio.

As acções da EDP seguem a perder 0,95% para os 3,64 euros.