A Rede Eléctrica Nacional (REN) recebeu esta segunda-feira o pagamento da amortização do défice tarifário no valor de 466,24 milhões de euros. Um montante que lhe era de direito em virtude da remuneração dos terrenos dos centros electroprodutores entre 1999 e 2003 e do preço de venda de energia a clientes finais em baixa tensão (domésticos), em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas.

Este valor vai ter assim um impacto de 51 milhões de euros nas contas da gestora das redes de energia.

«A REN recebeu hoje, dia 14 de Abril de 2008, o pagamento do montante de 466.240.177 euros relativo à amortização da totalidade do défice tarifário acumulado pela REN Rede Eléctrica, em 31 de Dezembro de 2007», informa a empresa em comunicado.

E adianta: «O montante agora recebido resulta da afectação de uma parcela do valor de equilíbrio económico-financeiro das concessões de utilização dos recursos hídricos.

Com o recebimento do valor acima referido, é assegurada a necessidade de manutenção do equilíbrio da concessão da Rede Nacional de Transporte de Electricidade, considerando a natureza das suas funções e actividades no âmbito do Sistema Eléctrico Nacional (SEN), designadamente a sua função de gestão técnica global do sistema».

A REN diz ainda que este pagamento tem um impacto positivo no resultado do exercício de 2008, que se estima em cerca de 51 milhões de euros, antes de impostos, e traduz-se numa redução da dívida líquida da empresa em cerca de 342,7 milhões de euros.

As acções da REN fecharam a cair 0,14% para 3,485 euros.