A penúltima jornada da liga espanhola prometia ser decisiva. O campeão já é conhecido, mas ainda não se sabia que equipas seriam despromovidas e quais teriam direito a um lugar nas competições europeias. A verdade, é que as contas se complicaram e pouco ficou decidido.
Se o Espanhol vencesse em Maiorca, o Celta e o Valladolid, que perderam ontem, estariam automaticamente na segunda liga. A equipa catalã parecia bem encaminhada, pois ao intervalo já vencia por dois. Mas o Maiorca deu a volta ao resultado, marcando quatro na segunda parte. Deste modo, fica tudo em aberto. Espanhol, Celta e Valladolid vão jogar a permanência na última jornada.
A Real Sociedad empatou com o Málaga, mas nenhuma das equipas teve motivos para sorrir, no final do encontro. O Málaga disse adeus à Europa e a Real Sociedad foi «brindada» com os lenços brancos. Uma prova de que os adeptos não esqueceram a época decepcionante.
O Sevilha foi marcar quatro em Albacete e prossegue a luta por um lugar europeu, na próxima época. No entanto, a equipa andaluza não depende só de si. Também a lutar por um lugar na UEFA, o Atlético de Bilbau não deu tréguas e venceu o Osasuna. A equipa do País Basco garantiu hoje uma presença nas competições europeias
No Vicente Calderón, os jogadores do Atlético de Madrid queriam dedicar a vitória a Gil y Gil, mas o Saragoça complicou a homenagem, marcando dois golos no tempo de desconto. O Atlético continua, no entanto, a lutar pelas competições europeias. Na corrida à Europa seguem também Villareal e Sevilha.
As últimas contas espanholas para a Europa e para a segunda liga vão ter que ser feitas no próximo fim-de-semana.
Jogos da 37.ª jornada:
Sexta-feira:
Villareal-Valência, 2-1
(Anderson, 14m; Riquelme, 26m) (Pellegrino, 35m)
Sábado:
Deportivo da Corunha-Celta de Vigo, 3-0
(Silvinho, 12m, p.b.; Pandiani, 23m; Pedro Munitis, 25m)
Real Bétis-Valladolid, 1-0
(Assunção, 75m)
Domingo:
Osasuna-At. Bilbau, 1-2
(Valdo, 89m) (Yeste, 47m; Urzaiz, 62m)
Maiorca-Espanhol, 4-2
(Jesus Perera, 65m e 86m; Bruggink, 73m; Colsa, 95m) (Tamudo, 7m, g.p. e 27m)
Albacete-Sevilha, 1-4
(Parri, 68m) (Dário Silva, 39m; Baptista, 51m, g.p.; Casquero, 52m; Hornos, 90m)
Real Sociedad-Málaga, 1-1
(Kovacevic, 71m) (Duda, 64m)
At. Madrid-Saragoça, 1-2
(Nano, 64m) (Toledo, 90m e 91m)
Jogos ainda por disputar:
Barcelona-Racing Santander
Múrcia-Real Madrid