O Barcelona despediu-se da presente temporada com um festival de golos em Múrcia (5-3) com o jovem mexicano Giovanni dos Santos em plano de destaque com um «hat-trick» no jogo que assinalou a despedida de Frank Rijkaard que vai ser rendido por Pepe Guardiola na próxima temporada.
A equipa da casa até marcou primeiro, aos 16 minutos, por Ochoa, mas a equipa catalã, sem Deco, respondeu em força com três golos em dez minutos: Etoo (22m), Henry (25m) e Giovanni (32m). A abrir a segunda parte, o jovem avançado mexicano completou o seu «hat-trick» com mais dois golos (52 e 66m).
Com o resultado em 1-5, Rijkaard foi refrescando a equipa com a entrada de jogadores da «cantera», apostando em Fali, Rueda e no já experiente Bojan. O Real Múrcia, por seu lado, não se deu por vencido e ainda fez tremer o poderoso adversário, primeiro numa grande penalidade concretizada por Ivan Alonso (81m) e depois num livre directo apontado por Abel.
Um resultado que pouco interfere na classificação, uma vez que o Barcelona já não podia ir além do terceiro lugar, atrás do Real Madrid e do Villarreal, enquanto o Múrcia também já estava condenado à despromoção, destacando-se apenas à frente do Levante no ano em que comemora o seu centenário.
A liga espanhola fica concluída este domingo com a festa do Levante, com o acerto nos lugares europeus e ainda com quatro equipas a tentar fugir à última vaga para a despromoção.
Resultados e marcadores da 38ª e última jornada:
Sábado:
Múrcia-Barcelona, 3-5
(Ochoa, 16m; Ivan Alonso, 81m, g.p.; Abel, 85m); (Etoo, 23m; Henry, 26m; Giovanni dos Santos, 33, 52 e 66m)
Domingo:
Maiorca-Saragoça
R. Santander-Osasuna
R. Huelva-Valladolid
Valência-At. Madrid
Real Madrid-Levante
D. Corunha-Villarreal
Espanhol-Almeria
Sevilha-At. Bilbao