O Barcelona sentiu inesperadas dificuldades frente ao Almería, após a vitória do Real Madrid em Bilbao, na visita ao Athletic (0-3). A formação catalã chegou ao intervalo sem golos, ainda viu a formação contrária inaugurar a contagem e acabou por dar a volta, confirmando o triunfo nos minutos finais (3-1).

Corona colocou o Almería , útimo classificado da Liga Espanhola, em vantagem ao minuto 50. Contudo, logo depois, o Barça respondeu. Penalty sobre David Villa, convertido por Messi (1-1). Thiago Alcântara, filho do ex-jogador Mazinho, repôs a normalidade, ao minuto 64, fazendo o 2-1 de cabeça!

Pep Guardiola fez algumas alterações no onze e foi surpreendido pela bela entrada do Almería. A formação visitante acercou-se da baliza de Pinto, guarda-redes que substituiu o castigado Valdés, mas acabou a etapa inicial nas imediações da sua área, sustendo a pressão catalã.

David Villa saltou do banco na etapa inicial, entrando para o lugar de Bojan. O Barça terminou este período com mais de 70 por cento de posse de bola.

No início da etapa complementar, a mesma toada. O Barcelona entrou ao ataque e acertou no ferro, por intermediário de David Villa. Na resposta, três jogadores do Almería desenharam o contra-ataque perfeito. Corona bateu Pinto. Contudo, a vantagem durou apenas dois minutos.

O guarda-redes visitante derrubou David Villa na área. Messi aproveitou e restabeleceu a igualdade (52m). O líder do campeonato espanhol não mais tirou o pé do acelerador e fez o 2-1 na sequência de um canto. Thiago Alcântara, titular neste sábado, desviou de cabeça para o fundo das redes.

O Almería não desistiu até final. Continuou a incomodar a defensiva contrária, deixando os adeptos pregados às cadeiras em Camp Nou, mas acabou por sofrer o terceiro golo. No período de compensação, Messi aproveitou um erro de um adversário para bisar e afastar-se de Ronado na lista de melhores marcadores da Liga espanhola. 29 golos para o argentino.









CLASSIFICAÇÃO DA LIGA ESPANHOLA

31ª jornada:

Sábado

At. Bilbao-Real Madrid, 0-3

(Kaká, 14m g.p. e 54m g.p.; Ronaldo, 70m)

Barcelona-Almería, 3-1

(Messi, 53m g.p. e 92m; Thiago Alcântara, 64m)(Corona, 50m)

Maiorca-Sevilha (mais tarde)

Domingo

Hércules-Espanhol

Málaga-D. Corunha

Racing Santander-Levante

Sp. Gijón-Osasuna

At. Madrid-Real Sociedad

Valência-Vilarreal

Segunda-feira

Saragoça-Levante

[artigo actualizado]