Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona, em entrevista à Reuters, recordou que «Messi não é eterno» e, apesar de garantir um esforço para voltar a renovar com o argentino este ano, alerta que é preciso começar a pensar na equipa sem o craque argentino.

«Penso que a nossa obrigação é trabalhar na era pós-Messi. Estamos já a pensar nisso trazendo novos jogadores. Como presidente espero que o Léo fique ainda muitos anos connosco, mas temos de pensar nas mudanças quando ele decidir deixar de jogar», alertou o dirigente.

Messi tem contrato com o Barcelona até 2021, mas Bartomeu já deixou claro que a última ampliação do contrato do argentino, que permitiu subir a cláusula para 700 milhões de euros, não foi a última.

No decorrer da presente temporada a direção do clube catalão pretende avançar com um contrato semelhante ao último que assinou com Iniesta, com caracter vitalício. Basicamente um contrato que permite ao jogador libertar-se quando pretender deixar de jogar ou fazer uma última experiência noutro país, mas mantendo o vínculo ao clube como embaixador mundial ou qualquer outra função que pretenda exercer no clube.