A morte de Dani Jarque em 2009 deixou uma marca forte no futebol espanhol e mundial por se tratar de um jovem que caiu em campo devido a falência cardíaca. Cinco anos e 110 jogos depois, um ex-colega decidiu prestar-lhe tributo, numa homenagem singular que só este desporto permite.

Javi Chica foi formado no Espanhol e foi aí que partilhou muitos momentos de companheirismo e amizade com Jarque. Cresceram juntos tendo o futebol como elo de ligação e património de valores, pelo que a morte do seu colega não foi esquecida. A promessa desde essa altura era marcar um golo para poder recordar o amigo e neste domingo o lateral, agora no Bétis de Sevilha, conseguiu cumprir, apesar da sua equipa ter perdido com o Rayo Vallecano e ter praticamente sentenciado a descida de Divisão.

Durante todo este tempo era uma espécie de segredo bem guardado, mas Chica nunca deixou de transportar para os jogos uma camisola com a figura do amigo, em cumplicidade com os roupeiros do clube, que nunca se esqueçaram de ajudar o jogador na sua missão. Talvez com receio de não conseguir cumprir a promessa, o defesa decidiu usar nas costas da sua camisola esta época as iniciais de Dani Jarque (DJ), logo após o seu próprio nome.


Rayo 3-1 Real Betis Goal Chica La Liga... por mck21

Desde junho de 2011, altura em que assinou pelo Bétis, Chica passou a usar por baixo da camisola uma outra com o rosto do seu amigo, mas as normas da Liga passaram a proibir a transmissão de qualquer símbolo ou mensagem para além dos do clube, pelo que o lateral mudou de estratégia, passando a deixar a camisola personalizada no banco de suplentes, com um dos roupeiros. A partir de junho de 2012, com a morte de outro seu colega, Miki Roqué (vítima de cancro), juntou mais um nome ao tributo.

Os rostos de Jarque e Miki têm acompanhado Chica por todo o lado, seja no seu vestuário ou no lugar no balneário. Estiveram sempre presentes, até que chegou o momento.

Orgulhoso, o lateral catalão que alinha no Bétis não deixou de partilhar o seu sentimento nas redes sociais.





Cumprida a promessa, a camisola deixará de percorrer todo o país e também ela descansará em paz. Chica decidiu arrumá-la em casa, juntamente com a que utilizou em Vallecas neste domingo.