O português Leonardo Tavares qualificou-se nesta segunda-feira para a segunda ronda do Estoril Open, numa vitória inédita no quadro principal, igualando o seu treinador Nuno Marques. A vítima foi o brasileiro Ricardo Mello, afastado com um duplo 6-3 em cerca de hora e meia.

No court central, o tenista de Espinho, número 246 mundial, superou não só o forte vento que se fez sentir, como o jogo de Ricardo Mello, mais experiente e 94º do ranking, numa grande exibição do português de 26 anos.

Idêntico sucesso não tiveram os compatriotas Pedro Sousa (405º do mundo) e Gastão Elias (763º), que falharam a presença no quadro principal, ao perderem na última ronda de qualificação com os espanhóis Alberto Martín (136º) e Marc López (951º), respectivamente.

Pedro Sousa, oitavo favorito do qualifying, perdeu por 6-3 e 6-4 em pouco mais de uma hora, enquanto Gastão Elias foi derrotado por 6-4 e 6-0 ao fim de 80 minutos.

Com estes resultados, Portugal vai estar representado por seis tenistas no quadro principal dos torneios masculino e feminino: Frederico Gil, Rui Machado e Leonardo Tavares; Michelle Brito, Magali de Lattre e Maria João Koehler.