A francesa Emilie Loit é a nova vencedora do Estoril Open, quebrando o reinado «espanhol» que durava já há três edições. Com Magui Serna fora da corrida, a tenista gaulesa comprovou neste domingo a sua boa forma, ao vencer na final a checa Iveta Benesova por 7-5 e 7-6 (7-1), desfecho que faz de Emilie Loit a primeira francesa a vencer no Jamor.
Como já vai sendo hábito, a chuva voltou a marcar presença no Estoril Open. O dia das finais singulares começou com uma chuva miudinha que obrigou os espectadores a abrir os chapéus nas bancadas. Ainda se desconfiou que a final feminina tivesse de ser interrompida, mas Emilie Loit e Iveta Benesova mantiveram-se no court e o sol chegou mesmo a dar um ar da sua graça por alguns momentos.
Emilie Loit, vencedora do torneio de Casablanca, entrou melhor no encontro. A francesa chegou a estar a vencer por 4-1, mas a checa Iveta Benesova tratou depois de encurtar distâncias. Empatou as contas a 4-4 e conseguiu ainda assustar Loit com o 5-6, mas foi a tenista gaulesa a levar a melhor, com vitória por 7-5 no primeiro «set».
Loit entrou novamente melhor no segundo «set». Mais experiente e claramente confiante, a francesa venceu os três primeiros jogos, embora com o último deste trio a ser mais renhido. Depois, Benesova reagiu. Fez o 3-1 e colocou-se em vantagem lá mais na frente, com o 5-4 e o 6-5, exigindo no final um «tie-break». Aí, a francesa Emilie Loit foi claramente mais forte, ganhando por 7-6 (7-1).
Emilie Loit é a primeira vencedora francesa do Estoril Open, depois de Nathalie Dechy ter falhado por duas vezes (em 1999 e 2000) a vitória na final no torneio. Este é ainda o segundo título da carreira de Loit, depois de ter ganho também em Casablanca, no passado dia 11 de Abril.