Frederico Gil está na final do Estoril Open, depois de bater Guillermo Garcia-Lopez, 40º do ranking, por 6-2, 5-7 e 6-3. É a terceira vez que o tenista português reescreve a história do torneio.

Federer eliminado: chuva cedeu, Montanes não

O sonho da final começou a ganhar forma na véspera, quando venceu o compatriota Rui Machado e qualificou-se para as meias. O número 133º do mundo, que já foi o melhor português de sempre no ranking (66º), impôs-se ao quinto cabeça de série com a leviandade própria de quem tem tudo a ganhar.

Assim aconteceu no primeiro set, com Gil a dominar o adversário por expressivos 6-2 e esteve perto de acontecer no segundo, mas o espanhol não caiu na ratoeira, recuperando a focalização e empurrando o português para o terceiro set. Frederico Gil esteve sempre na frente, repetiu o excelente jogo da véspera e foi um justo vencedor.

Em 21 edições do Estoril Open é a primeira vez que um português vai disputar a final. O encontro do título está marcado para as 15 horas de domingo, frente ao espanhol Albert Montanes, 33º do ranking e último vencedor do torneio.