Juan Martin Del Potro vai defender o título do Estoril Open frente ao francês Richard Gasquet, na final marcada para este domingo.

Del Potro, primeiro cabeça-de-série do torneio português e 12º do ranking mundial, bateu na meia-final o suíço Stanislas Wawrinka (22º do mundo), pelos parciais de 7-6 (7-2) e 6-4, em uma hora e 32 minutos.

Gasquet, finalista vencido em 2007 (perante o sérvio Novak Djokovic), que assegurou a presença na decisão ao derrotar o espanhol Albert Ramos, por 2-6, 7-6 (7-1 no tie-break) e 7-5.

Num encontro pautado pelo equilíbrio, com a maior parte dos jogos a ser decidida nas vantagens, o francês (18º do ranking ATP) venceu Ramos (42º da hierarquia) em 3.02 horas. O tenista espanhol, que eliminou João Sousa nos quartos-de-final, esteve bem no primeiro parcial mas não conseguiu lidar com a pressão nos momentos decisivos, sobretudo no tie-break do segundo set e já na terceira partida, quando dispôs de dois pontos para quebrar o serviço ao francês.

No final do encontro, Gasquet revelou estar contente com a passagem à final do torneio, apesar de ter sido um jogo dificil. «Lutei muito para ganhar. Ele jogou muito bem, é um jogador muito difícil, foi muito cansativo, é bom estar na final», disse o tenista, citado pela Lusa.