Goran Ivanisevic foi surpreendido pelo espanhol Rafael Nadal e acabou por ser elimnado em pouco mais de uma hora do Estoril Open, em jogo ainda relativo à primeira ronda. O espanhol, revelação no torneio esta temporada, precisou de apenas 1h05 para derrotar o croata pelos parciais de 6/4 e 6/1. Nadal conseguiu um break logo no quarto jogo, passando para 3-1; Ivanisevic ainda conseguiu um contra-break aos 4-5, mas o espanhol respondeu com novo break para fechar o set a 6-4.
O segundo set correu rapidíssimo, com Nadal a vencer o seu jogo de serviço e a quebrar de imediato o serviço ao adversário, tendo chegado rapidamente ao 3-0. Ivanisevic ainda fez o 3-1, mas Nadal ganhou o seu serviço e nesta altura já se notava alguma desconcentração no croata. No jogo seguinte Nadal conseguiu um break com um jogo em branco e depois serviu sem problemas. O ponto final foi um dos mais bonitos com encontro, com os dois jogadores na rede a disputar a bola. Nadal ganhou descontraidamente.
No final da partida, o espanhol comentou as incidências do jogo e justificou porque preferiu vir ao Estoril em vez do torneio de Valência. «Servi bem no primeiro set, mas não estive ao meu melhor nível, no entanto nunca perdi a concentração, o que me permitiu ganhar. Além disso ele esteve muito desconcentrado. Optei por vir aqui e não a Valência, porque este torneio é mais o importante e tem mais história. Se tivesse ido teria sido o terceiro cabeça-de-série, aqui não sou um dos favoritos, isto exemplifica a dificuldade do torneio». Apesar de ser especialista em terra batida, Rafael Nadal tem a ambição de ser dar bem em todos os pisos: «Toda a vida joguei em terra batida e sinto-me bem neste piso, mas é cada vez mais importante jogar em todas as superfícies para ganhar pontos, gostava de ganhar Wimbledon, por exemplo.»
Já Ivanisevic justificou a qualidade do adversário na sua derrota: «Comecei a oscilar muito. No segundo set sofri um break cedo e de repente já estava 0-3. Foi difícil, ele bate a bola muito forte e ela chega muito pesada. Além disso já não defrontava um esquerdino há muito tempo. Estou satisfeito pq n perdi por números muito pesados.»