Zoran Filipovic, um nome bem conhecido dos portugueses, assistiu com curiosidade ao sorteio relativo à fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2008. O actual director-técnico da selecção da Sérvia e Montenegro não tem dúvidas em apontar os favoritos à vitória no Grupo A.
«Penso ser um grupo acessível, onde há equipas com qualidade nitidamente inferior à de Portugal e da Sérvia, mas hoje não há jogos fáceis, por isso é necessário ter sempre alguma prudência», disse ao Maisfutebol, frisando a ideia de que os nomes devem mesmo falar mais alto: «Sem dúvida nenhuma que Portugal e Sérvia são equipas favoritas para o apuramento».
Conhecendo como conhece a realidade do futebol lusitano, o ex-jogador e treinador adivinha dificuldades nas deslocações aos países mais remotos. «Os jogos com Portugal serão sempre os mais complicados, mas também ir ao Cazaquistão, Azerbeijão ou Arménia, por causa da mentalidade e do ambiente que se cria nos estádios. Será muito difícil jogar nesses locais», admite.
Pela experiência que tem deste tipo de fases de apuramento, Filipovic também adverte para os perigos que poderão trazer conjuntos como a Polónia, Bélgica ou Finlândia, mas «em termos de qualidade, penso que Portugal e Sérvia estarão num patamar superior», identificando como ponto forte na Selecção Nacional «a qualidade individual dos seus jogadores, que está acima do normal».