Michel Platini, presidente da UEFA, apelou nesta quinta-feira aos países organizadores do Europeu 2012, Ucrânia e Polónia, para agilizarem o regime de vistos dos adeptos que pretendem viajar entre os dois países para assistir aos jogos da competição.

«Precisamos de um acordo entre a Ucrânia e a Polónia para que os adeptos não tenham dificuldades em seguir as selecções entre os dois países», referiu Platini, após uma reunião com Vladimir Putin, primeiro-ministro russo. Na ocasião, o presidente da UEFA deu como exemplo favorável a decisão de Putin na final da Liga dos Campeões, em 2008, autorizando que adeptos do Chelsea e do Manchester United viajassem para Moscovo sem visto, por um período de 24 horas.

Por seu lado, Putin referiu que no Mundial de 2018, que se disputará no seu país, os adeptos também poderão entrar livremente e sem uma autorização. Além disso, referiu que está a ser estudada a possibilidade de haver viagens gratuitas, entre as cidades onde se vão disputar os jogos do campeonato do mundo, para os adeptos que tenham bilhetes para vários jogos.