*Enviado-especial ao Euro 2016

Vicente Del Bosque, selecionador espanhol, depois da eliminação nos oitavos de final do Euro 2016 frente à Itália:

«Estamos fora, esperávamos chegar mais longe. Mas temos de preparar-nos já para os jogos do apuramento para o Mundial. Só um pode ganhar e muitos caem, fomos um deles.»

«Fomos tímidos na primeira parte, sem confiança e determinação, não tivemos também profundidade no nosso jogo. Correu melhor na segunda parte, fomos mais perigosos, mas fomos forçados a isso. Tínhamos de marcar.»

«É sempre bom representar o país e foi o que tentámos fazer.»

«Não somos uma equipa física, chegámos bem fisicamente a este jogo, mas não sei dizer se estávamos ou não cansados. Jogámos dois bons jogos e o terceiro, com a Croácia, não foi assim tão mau, mas o golo no último minuto fez-nos mal.»

«Os nossos jogadores sempre tiveram as melhores intenções, não faltou fome. Podíamos ter empatado, mas a Itália foi melhor do que nós. Mas dizer que nos esmagou é exagerado.»

«Não acho que tenha acabado uma era. Temos uma boa formação, boas equipas e muito bons jogadores. São 24 equipas, saímos hoje, mas só uma pode ganhar.»

«Temos um estilo que pode durar muitos anos, e conseguir muito sucesso.»

«A Itália tem um estilo contra o qual é muito difícil de jogar. Merece estar nos quartos de final e vão estar grandes equipas nesta fase e qualquer uma pode ganhar.»

«Vou sentar-me com o presidente e vamos avaliar o meu futuro e o melhor para a equipa.»