*Enviado-especial ao Euro 2016

Antonio Conte, selecionador italiano, depois da vitória sobre a Espanha nos oitavos de final do Euro 2016:

«Estamos contentes, fizemos um bom jogo. Criámos muitas oportunidades perante uma das melhores equipas do mundo.»

«Podíamos ter marcado mais golos, fizemos uma grande exibição. Esta é uma equipa que joga futebol. Somos muito organizados defensivamente e saímos bem organizados para a frente. Muitas vezes pensam que a Itália é uma equipa defensiva, mas não é o caso. Eu não treino situações de contra-ataque, quero que eles se sintam felizes a jogar futebol.»

«Os meus jogadores fizeram algo de fantástico esta noite. Toda a gente estava a dizer que íamos para casa e reagimos desta maneira. Foi fantástico. Tive de mostrar isso aos meus jogadores no balneário, agradecendo-lhes.»

«Estou muito contente com eles. Estamos juntos há um mês, deram-me tudo, muita vontade, e sempre que há algo imprevisto, como lesões ou castigos, reagem e sobem a fasquia. São grandes homens e futebolistas fantásticos.»

«Sempre disse que o único caminho em frente que tínhamos para o sucesso era tentarmos sempre um clube, com uma época pela frente, não podíamos ser um grupo de jogadores. Não é o melhor momento do futebol italiano em termos de talento e fiz uma guerra nestes dois anos para sermos uma equipa.»

«A Espanha é uma das melhores equipas do mundo. Tem grandes jogadores e não só os que começaram. É uma boa era do futebol espanhol, continuam a ganhar títulos, a Liga dos Campeões e a Liga Europa, e ganhar-lhes deve deixar-nos orgulhosos.»

«Vamos chegar a este jogo e perdemos 4-1 em março. Vamos defrontar a melhor equipa do Europeu. Será um esforço titânico. Thiago Motta está suspenso e De Rossi lesionou-se na anca e não sabemos se estará bem. Já não tínhamos Candreva. Vamos saborear este triunfo, e começar a preparar a Alemanha amanhã. Como disse, a Alemanha está à margem dos outros. Precisaremos de recuperar energia, termos os jogadores lesionados de volta, e mostrar este desejo e vontade. Podemos precisar algo absolutamente extraordinário, porque extraordinário pode não chegar.»

«O meu futuro? Sou um verdadeiro animal em campo. Torno-me muito próximo das pessoas que trabalho. Tornei uma decisão, mas Itália tem um lugar no meu coração de muitas maneiras e espero voltar a treinar seleção um dia mais tarde.»