Já depois de ter estado na zona de entrevistas rápidas, Renato Sanches foi também à sala de imprensa do Velódrome, na condição de melhor em campo do Polónia-Portugal, dos oitavos de final do Euro2016:

«É um grande momejto para a equipa e para mim, pelo golo. Temos feito um grande trabalho. Damos o nosso melhor. Existem, algumas críticas, mas o importante é que estamos nas meias-finais.»

«Sofremos um golo muito cedo, mas acreditámos até ao fim. Demos tudo até ao último minuto. O golo? Foi uma jogada desenhada no momento e acabou por dar golo. A equipa está bem, está confiante. Vamos dar o nosso melhor.»

[sobre a importância de ter recebido o prémio de melhor em campo e se ter tornado o jogador mais jovem de sempre a marcar num jogo a eliminar do Campeonato da Europa] «Claro que sim. A seguir à equipa os prémios individuais é que contam. Estou muito contente por receber este prémio novamente. Criamos o nosso currículo com títulos.»

[a equipa, para além da competência, tem também a estrelinha dos campeões?] «A estrelinhas vem pelo trabalho. Fazemos o nosso melhor e trabalhamos, mas em alguns momentos também precisamos de sorte. E quem trabalha como nós tem estrelinha.»

[como se processou a escola dos marcadores dos penáltis?] «O mister perguntou quem queria bater. Primeiro foi o Ronaldo, e eu disse que batia o segundo. O mister teve confiança em mim e eu tive confiança para pedir para bater o penálti.»

[o que me passou pela cabeça?] «O que me passou pela cabeça foi o golo. Estava calmo, tranqulo. Fiz o que faço nos treinos. Escolhi um lado e meti na baliza.